12/04/2025 10h51
Foto: Latam - Divulgação
A Latam Cargo, afiliada de cargas do Grupo Latam, registrou crescimento de 40% no volume de toneladas de produtos farmacêuticos transportados da Europa para o Brasil, entre janeiro e março de 2025, quando comparado com o mesmo período de 2024. Foram 860 toneladas de cargas farmacêuticas transportadas no primeiro trimestre deste ano, contra 613 toneladas no mesmo período do ano passado. Os aeroportos de Guarulhos (São Paulo), Curitiba (Paraná) e Viracopos (Campinas) lideram o ranking dos destinos que mais receberam esse tipo de carga no Brasil, vindos especialmente de Frankfurt (Alemanha), Copenhagen (Dinamarca) e Bruxelas (Bélgica).
Segundo Jorge Carretero, gerente de Vendas da Latam Cargo na Europa, "esse crescimento reafirma o compromisso da Latam Cargo de aproximar negócios e agilizar o transporte de cargas entre o mercado europeu com o Brasil. Por aqui, continuaremos trabalhando para contribuir no fornecimento de produtos farmacêuticos para a população brasileira".
Hoje, o grupo Latam se posiciona como líder no transporte de produtos farmacêuticos graças ao seu produto Pharma especializado, suas instalações de manuseio de última geração e sua flexibilidade para oferecer voos personalizados para destinos específicos.
Cadeia de frio
A Latam realizou investimentos significativos em controle de qualidade e melhoria contínua ao monitorar de perto seus processos de cadeia de frio por meio de dispositivos de rastreamento próprios. Ao aproveitar esses dados, a companhia aérea conseguiu identificar possíveis pontos fracos na cadeia de frio e implementar rapidamente ações corretivas e melhores práticas para garantir a integridade e segurança dos envios farmacêuticos. Isso permitiu que o grupo Latam expandisse sua rede Pharma em 50% nos últimos anos, com um aumento próximo de 40% nos quilos de produtos farmacêuticos transportados da Europa, em relação a 2023.
Além disso, o L Latam Cargo Group recebeu recentemente a recertificação CEIV Pharma do Centro de Excelência para Validadores Independentes (CEIV) da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A empresa havia sido a primeira companhia aérea da América a obter essa certificação em 2017, o que reforça o seu compromisso de manter os mais altos padrões no transporte farmacêutico, garantindo uma melhoria contínua e uma estrutura operacional sólida para o manuseio e gerenciamento da carga.