Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Latam lidera o setor aéreo brasileiro com 38% de mercado

A companhia lidera o índice calculado pela Anac (em RPK) desde 2021

24/04/2025 13h53

Foto: Divulgação

A Latam Airlines Brasil consolidou sua liderança no setor aéreo brasileiro no primeiro trimestre de 2025 com 38% do market share de voos domésticos, de acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no período de janeiro a março de 2025. A Latam lidera o índice calculado pela Anac (em RPK¹) desde 2021, que considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País. Na operação internacional, a Latam também liderou o mercado brasileiro com participação de 21%².

Comprometida em seguir ampliando o acesso dos brasileiros à aviação, a Latam opera atualmente a maior malha aérea da sua história, com voos para 54 aeroportos em território nacional. Já na operação internacional, a Latam é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior.

Com o objetivo de ampliar ainda mais a conectividade entre as cidades e atender à demanda dos clientes, no primeiro trimestre de 2025, a Latam iniciou a operação das rotas Rio Branco--São Paulo/Guarulhos, Ribeirão Preto-São Paulo/Guarulhos, Joinville-São Paulo/Congonhas, Pelotas-São Paulo/Guarulhos e a rota temporária Recife–Fernando de Noronha.

No segmento internacional, a Latam retomou, em janeiro, suas operações internacionais em Porto Alegre, com voos diretos para Lima e Santiago, além de operar as então recém-inauguradas rotas Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.

O crescimento da Latam no Brasil

Nos últimos dois anos, a frota da Latam no Brasil cresceu 13%, como resultado do recebimento pela companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023. Como consequência, a Latam é atualmente a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no país, com voos para 54 aeroportos em território nacional. Em 2025, a Latam prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos no Brasil.

Já na operação internacional, a Latam é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Para 2025, já anunciou que vai começar a operar a rota Florianópolis-Lima em dezembro.

O número de funcionários da Latam no Brasil também cresceu 14% nos últimos dois anos e alcançou a marca de 20,5 mil colaboradores. Em janeiro de 2025, a companhia deu início no país às aulas da primeira turma de 70 bolsistas da Escola Latam, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação. Em fevereiro, abriu novo processo seletivo para contratar mais 900 tripulantes no Brasil.

Como consequência dos seus investimentos em pessoas, produto, tecnologia, frota e voos, a Latam lidera a aviação brasileira doméstica e internacional desde 2021, segundo a Anac. Entre os viajantes corporativos, a Latam também lidera o ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) por dois anos consecutivos.