20/02/2026 09h36
Foto: Divulgação
A Libraport Campinas, empresa especializada em soluções logísticas para o comércio exterior, vem avançando em sua estratégia de sustentabilidade com foco na transição energética e na redução do impacto ambiental das operações. Entre as iniciativas, que integram o Relatório de Sustentabilidade 2025 elaborado pela empresa, está a aquisição de energia proveniente de fontes renováveis por meio do Mercado Livre de Energia, movimento que faz parte das metas ambientais da companhia e sua política ESG.
Além da energia, a empresa tem investido na descarbonização da mobilidade corporativa, com o uso de veículos híbridos na frota executiva e a adoção do etanol como combustível na frota comercial, alternativa de menor intensidade de carbono quando comparada aos combustíveis fósseis tradicionais.
No âmbito da eficiência operacional, a Libraport mantém um projeto contínuo de redução e controle do consumo de energia, com monitoramento diário dos indicadores, permitindo ajustes constantes e maior racionalização do uso de recursos. A substituição de sistemas de iluminação por tecnologia LED faz parte desse conjunto de ações.
A gestão responsável dos recursos hídricos também integra a estratégia ambiental da empresa, por meio de um sistema de captação e reuso de água da chuva para atividades não potáveis, contribuindo para a diminuição do consumo de água tratada nas operações.
"As iniciativas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e aos padrões internacionais de reporte IFRS S1 e S2, reforçando o compromisso da Libraport com uma logística mais eficiente, inovadora e ambientalmente responsável", afirma a gerente executiva de Gente e Gestão e QSSMA (Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente), Elisandra Spessoto.
Ações ambientais consolidadas
Além das iniciativas já implantadas, a Libraport mantém programas permanentes de coleta seletiva e reciclagem de resíduos, ações de educação ambiental para colaboradores e prestadores de serviço, campanhas internas de conscientização sobre o uso responsável de água e energia e projetos voltados à redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Como parte da Política ESG da companhia, a Libraport estabeleceu metas ambientais para 2030 e 2050, que incluem: reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) em 50% até 2030 e em 70% até 2050; alcançar a destinação sustentável para 70% dos resíduos gerado na empresa até 2030 e de 90% até 2050, além de manter 100% do consumo de energia de fontes renováveis.
Elisandra Spessoto, enfatiza "que a sustentabilidade é um pilar estratégico da Libraport e segue evoluindo suas práticas para gerar impacto ambiental positivo, eficiência operacional e valor de longo prazo para a sociedade".