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Transporte Aquaviário

Líderes do Canal do Panamá compartilham suas perspectivas

Transparência e comunicação próxima com os clientes foram essenciais para o sucesso em 2021

31/12/2021 09h15

Foto: Divulgação

Dezembro marca o final de mais um ano recorde no Canal do Panamá, do qual foi destacado que, por trás do serviço ininterrupto prestado, uma equipe de classe mundial trabalhou incansavelmente para garantir que a estrada fosse mantida segura e preparada para qualquer contingência.

Para comemorar o final do ano, os dirigentes do Canal do Panamá foram convidados a refletir sobre as conquistas, bem como as perspectivas para 2022.

Operações

Embora o comércio mundial tenha começado seu ressurgimento em 2021, o Canal do Panamá manteve suas equipes de operação tão ágeis quanto possível. Em fevereiro, o Canal modificou seu sistema de reserva de trânsito e outros serviços marítimos para adaptar seu serviço e gerenciar melhor sua capacidade, dado o rápido crescimento do mercado. Ele também começou a oferecer um espaço de leilão de reserva para as fechaduras Panamax e Neopanamax para ajudar a reduzir os tempos de espera e oferecer opções de reserva adicionais e flexibilidade para os clientes.

"Nossas conquistas em 2021 foram possíveis graças à dedicação de nossa equipe em entender as necessidades de mudança de nossos clientes", disse Ilya Espino de Marotta, Administradora Adjunta do Canal do Panamá, que observou que "esperamos acomodar ainda mais trânsitos para nossos clientes no novo ano, para navios porta-contêineres, gás natural liquefeito e gás liquefeito de petróleo, que já devem impulsionar o crescimento em 2022. "

Sustentabilidade

No ano passado, a hidrovia lançou seu CO2 Emissions Savings Dashboard, uma ferramenta para calcular as emissões de dióxido de carbono (CO2) poupadas por navios que passam pelo Canal do Panamá, em comparação com a rota alternativa mais provável, que descobriu que os navios economizaram mais de 13 milhões toneladas de emissões de CO2 ao optar pela rota do Canal do Panamá em 2020.

No ano passado, o Canal do Panamá também assinou a Chamada para Ação pela Descarbonização do Transporte Marítimo com 150 organizações marítimas, contribuiu para o Caminho 1.5 C para o Transporte Marítimo do Pacto Global das Nações Unidas e fez uma apresentação sobre Rotas Marítimas Sustentáveis ​​em 2021 Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26).

Em 2022, a hidrovia cumprirá seu compromisso de ser neutra em carbono até 2030, com planos já em andamento de investir cerca de US $ 2,4 bilhões na modernização de seus equipamentos e infraestrutura para cumprir esse compromisso. Para a equipe de operações, os próximos passos iniciais incluem a adoção de 10 rebocadores híbridos, com opção de compra de outros 10, o que reduzirá em 20% as emissões operacionais de carbono dos rebocadores. O Canal também vai introduzir uma frota de veículos elétricos, entre outras medidas.

 

"Nosso objetivo é iniciar uma série de investimentos que maximizem o valor que podemos oferecer à nossa comunidade, aos nossos clientes e ao mundo como uma rota e corredor verde para o comércio global", disse Victor Vial, vice-presidente de finanças.

Infraestrutura e engenharia

Para planejar, supervisionar e executar projetos de forma proativa e mais eficiente, Miguel Lorenzo, Vice-Presidente de Infraestrutura e Engenharia, e sua equipe passaram os últimos meses revisando e otimizando a lista de investimentos da rodovia interoceânica para determinar novas formas de realizá-la os projetos de aquisição, melhoria e substituição de equipamentos. Como indicou, o ano de 2021 marcou o início de uma série de modificações que "vão mudar fundamentalmente" a forma como os ativos físicos do Canal são geridos nos próximos anos.

“Estamos realizando avaliações exaustivas das condições de nossa infraestrutura, principalmente das mais antigas, para definir as necessidades de atenção no curto, médio e longo prazo”, afirmou. “Paralelamente, estaremos avaliando e executando os projetos que visam manter o licenciamento socioambiental do Canal, principalmente aqueles alinhados à nossa declaração de sermos uma entidade neutra em emissões de gases de efeito estufa até 2030.”

Transformação digital

Segundo Antonio Córdoba, Vice-Presidente de Transformação Digital, “entrar na era digital” é fundamental para o Canal, pois “nossa organização evoluirá para um novo estágio de inovação e nos manterá relevantes, transparentes e bem-sucedidos”.

Como parte desse processo inicial, Córdoba e sua equipe concluíram a determinação de prioridades e a análise da exclusão digital, as novas formas de trabalhar a adotar, o roteiro de dados e análises, a jornada de transformação das pessoas e da cultura, entre outros componentes do a estratégia global de Transformação Digital. “Também definimos, em alto nível, nossa jornada de evolução interna de TI, o que nos permitirá apoiar a organização em nossa aceleração em direção ao futuro digital.”

Além disso, a equipe prevê um forte foco na expansão de sua agilidade organizacional, bem como uma mudança em direção a novos processos digitalizados e aprimorados. “O uso incremental de dados de formas nunca antes vistas, graças às novas tecnologias que estamos implementando, permitirá à organização descobrir novos insights de negócios, melhorar a precisão e previsibilidade das previsões e tomar melhores decisões baseadas em dados em 2022.”, assegurou Córdoba .

Água

Um ano após a introdução das medições da água, o Canal do Panamá oferecia um calado máximo de 50 pés nas eclusas Neopanamax em 2021, o mais alto permitido na hidrovia. Alcançado por meio de gerenciamento eficaz e aumento da precipitação, o calado maior acabou aumentando a capacidade da hidrovia de manobrar embarcações maiores e mais pesadas, uma tendência que deve continuar em 2022.

Além disso, o Canal do Panamá avançou em sua busca por uma solução hídrica de longo prazo, chegando a um acordo em novembro com o Corpo de Engenheiros dos EUA (Usace) para desenvolver um plano de gestão integrada de recursos hídricos justificado econômica e ambientalmente. John D. Langman, Vice-Presidente de Projetos Hídricos, confirmou que o plano incluirá "medidas específicas para maximizar o desempenho dos recursos hídricos na bacia do Canal do Panamá e potencialmente incluir soluções complementares, que resultarão em maior confiabilidade operacional e resistência do sistema". .

Visão estratégica

“Depois de implementar a sobretaxa de água doce e ouvir os clientes nos últimos meses, reconhecemos o valor de oferecer uma tarifa dinâmica, baseada nas condições de mercado que nem o Canal nem nossos clientes controlam”, disse o Canal do Panamá, Ricaurte Vásquez Morales. “Estamos trabalhando para desenvolver uma estratégia tarifária que lhes dê mais visibilidade e certeza, ao mesmo tempo em que resguarda a competitividade de nossa rota”.

De acordo com o administrador, “A transparência e a comunicação próxima com os clientes de toda a equipe do Canal do Panamá foram essenciais para o sucesso geral da hidrovia em 2021. No final das contas, nosso legado depende de nossa capacidade de criar, capturar e entregar de forma sustentável valor para os nossos clientes, que só podemos alcançar juntos. "

Por Mundo Marítimo