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Transporte Aquaviário

Linerlytica: MSC ultrapassa a Maersk em capacidade operacional

O fato ocorreu em 24 de novembro, quando o porta-contêineres "Susan Maersk" foi renomeado como "MSC Fie"

06/12/2021 17h37

Foto: Divulgação

Os analistas marítimos apontaram com bastante antecedência que a MSC estava a caminho de superar a Maersk como a empresa de navegação com a maior capacidade. De acordo com dados da Linerlytica, a MSC teria ultrapassado a Maersk em 24 de novembro, quando o navio porta-contêineres "Susan Maersk" foi renomeado para "MSC Fie".

Há duas semanas, o grupo chinês Yangzijiang Shipbuilding realizou as cerimônias de entrega de dois porta-contêineres de 12.200 TEU, o "MSC Alanya" e o "MSC Rayshmi", que estavam sendo construídos como parte de uma nova classe de navios. O primeiro desta série foi entregue em setembro de 2021, o "MSC Carole". A estes se somam dois outros ainda em construção na China.

Estima-se que os novos porta-contêineres, juntamente com a possível entrega de navios usados, teriam impulsionado a MSC para a posição de topo, mudando a situação de oito meses atrás, quando estava posicionada atrás da Maersk com 225 mil TEUs.

A Alphaliner, em seu Top 100, continua colocando a Maersk em primeiro lugar, colocando a vantagem de apenas 10.929 TEUs (equivalente a um navio Neopanamax) enquanto ambas as companhias marítimas têm 16,9% do mercado. A Maersk possui uma frota total de 731 navios, com capacidade total de 2,5 milhões de TEUs, dos quais 323 são próprios e 408 (com 1,8 milhão de TEUs) operam em regime de afretamento. A Maersk possui 225.100 TEUs novos pedidos.

Por sua vez, a Alphaliner define a frota atual da MSC em um total de 633 embarcações. A linha emprega uma frota maior em regime de afretamento, com 382 navios que representam aproximadamente dois terços de sua capacidade total ou uma capacidade nominal de quase 2,8 milhões de TEUs. Além disso, possui 251 navios com capacidade nominal total de pouco menos de 1,5 milhão de TEUs. No entanto, ele tem uma lista de pedidos que se acredita ser de quase um milhão de TEUs adicionais.

Verificou-se que a MSC acaba de assinar carta de intenções com a Hyundai Heavy Industries (HHI) para a construção de seis navios de 15.000 TEUs movidos a gás natural liquefeito, no valor total de US $ 1 bilhão, que são adicionados ao seu pedido livro, que bate o recorde de 1 milhão de TEU.

Maersk comentou anteriormente que estava confortável com sua estratégia global de negócios e que não se tratava apenas de capacidade. Em novembro, a companhia marítima registrou um lucro recorde e analistas observaram que a Maersk ainda está no caminho certo para obter o maior lucro já registrado por uma empresa dinamarquesa.

De acordo com o Ranking Alphaliner TOP 100, as 10 primeiras posições são: 3) CMA CGM, com 3.146.843 TEUs e 12,5% de participação na frota global;

4) Grupo Cosco, 2.944.673 TEUs (11,7%); 

5) Hapag-Lloyd, 1.755.447 TEUs (7,0%); 

6) UM, 1.565.979 TEUs (6,2%); 

7) Evergreen, 1.446.721 (5,8%), embora superasse UM se seus pedidos de compra fossem considerados; 

8) HMM, 823.408 (3,3%); 

9) Yang Ming 662.047 (2,6%);

10) Wan Hai Lines, 423.429 (1,7%), embora considerando os pedidos, seria superado por Zim.