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Transporte Aquaviário

Maersk continua líder na capacidade de carga refrigerada

Essa vantagem é consequência da aquisição da Hamburg Süd em 2017

08/04/2022 09h41

Foto: Divulgação

Embora seja verdade que a MSC ultrapassou a Maersk como a linha marítima número um em capacidade total, o mesmo não é verdade quando listado de acordo com a capacidade potencial de transporte de contêineres frigoríficos, onde a linha marítima dinamarquesa continua sendo a número um.

Os 739 navios da frota da Maersk (em 1º de abril) estão equipados com um total de quase 504.000 conexões de contêineres frigoríficos. Se estes forem usados ​​para conectar contêineres refrigerados de 40 pés e o número de conexões for multiplicado por 1,98 (já que um número muito limitado de plugues atende apenas equipamentos de 20 pés), a Maersk poderia utilizar 23,3% da capacidade de sua frota para transportar cargas com temperatura controlada.

No entanto, essa porcentagem é teórica, pois muitas conexões refrigeradas nos serviços Leste-Oeste não serão totalmente utilizadas. Os navios Neopanamax de 13.000-15.000 TEUs são normalmente equipados com plugues de 800 a 1.200, que serão usados ​​com muito mais frequência quando esses navios mudarem de rotas Leste-Oeste para Norte-Sul.

A vantagem da Maersk sobre a MSC em capacidade refrigerada é consequência da aquisição da Hamburg Süd em 2017. A frota desta última incluía muitos navios construídos para rotas latino-americanas voltados para navios com altas taxas de conexão refrigerada, como o "CAP San Nicolas" de 10.589 TEUs , que está equipado com 2.100 conectores. Apenas o CMA CGM Jacques Saade, com 23.112 TEUs, e seus gêmeos possuem maior capacidade de refrigeração (2.200 conectores).

De acordo com a Alphaliner, as 10 companhias marítimas europeias podem usar mais de sua capacidade para transportar cargas refrigeradas, pois são muito mais ativas nas rotas latino-americanas do que suas congêneres asiáticas.

Segundo a consultora, o Top 10 em percentagem de capacidade disponível de contentores frigoríficos por frota, é o seguinte:

  1. Maersk (23%)
  2. SCD (20,2%)
  3. MAC CGM (21,7%)
  4. UM (17,1%)
  5. Perene (17,4%)
  6. Cosco (16,6%)
  7. Hapag Lloyd (20,8%)
  8. HMM (15,5%)
  9. Yangming (16,3%)
  10. ZIM (23,7%)

Fonte: Mundo Marítimo