08/04/2022 09h41
Foto: Divulgação
Embora seja verdade que a MSC ultrapassou a Maersk como a linha marítima número um em capacidade total, o mesmo não é verdade quando listado de acordo com a capacidade potencial de transporte de contêineres frigoríficos, onde a linha marítima dinamarquesa continua sendo a número um.
Os 739 navios da frota da Maersk (em 1º de abril) estão equipados com um total de quase 504.000 conexões de contêineres frigoríficos. Se estes forem usados para conectar contêineres refrigerados de 40 pés e o número de conexões for multiplicado por 1,98 (já que um número muito limitado de plugues atende apenas equipamentos de 20 pés), a Maersk poderia utilizar 23,3% da capacidade de sua frota para transportar cargas com temperatura controlada.
No entanto, essa porcentagem é teórica, pois muitas conexões refrigeradas nos serviços Leste-Oeste não serão totalmente utilizadas. Os navios Neopanamax de 13.000-15.000 TEUs são normalmente equipados com plugues de 800 a 1.200, que serão usados com muito mais frequência quando esses navios mudarem de rotas Leste-Oeste para Norte-Sul.
A vantagem da Maersk sobre a MSC em capacidade refrigerada é consequência da aquisição da Hamburg Süd em 2017. A frota desta última incluía muitos navios construídos para rotas latino-americanas voltados para navios com altas taxas de conexão refrigerada, como o "CAP San Nicolas" de 10.589 TEUs , que está equipado com 2.100 conectores. Apenas o CMA CGM Jacques Saade, com 23.112 TEUs, e seus gêmeos possuem maior capacidade de refrigeração (2.200 conectores).
De acordo com a Alphaliner, as 10 companhias marítimas europeias podem usar mais de sua capacidade para transportar cargas refrigeradas, pois são muito mais ativas nas rotas latino-americanas do que suas congêneres asiáticas.
Segundo a consultora, o Top 10 em percentagem de capacidade disponível de contentores frigoríficos por frota, é o seguinte:
Fonte: Mundo Marítimo