Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Maersk e CMA CGM cancelam ligações no Rio de Janeiro SB

A decisão é motivada pelos gargalos operacionais em vários portos brasileiros

12/03/2024 11h31

Foto: Divulgação

Atualmente existem sérios gargalos operacionais em vários portos brasileiros que têm causado atrasos nas cadeias de abastecimento que os utilizam e a situação deve durar pelo menos até o segundo trimestre de 2024. A Maersk informou que essas dificuldades estão impactando negativamente todos os portos. escalas do serviço da rota Europa Mediterrâneo - Costa Leste da América do Sul, 'Bossa Nova', para o qual foram introduzidas modificações.

O novo itinerário inclui escalas nos portos de: Algeciras - Tânger - Salvador - Rio de Janeiro SB (omitido) - Santos - Itapoá - Paranaguá - Santos - Sepetiba - Tânger. A primeira saída foi do navio “Maersk Leon 409S”, na segunda, dia 11 de março, de Salvador (BA).

“Observe que aos clientes afetados pela omissão do porto SB do Rio de Janeiro será oferecida uma rota alternativa usando nossa rede no Brasil via Santos para o Rio de Janeiro”, disse a Maersk.

CMA CGM também omite SB do Rio de Janeiro

Da mesma forma, a CMA CGM também suspenderá a ligação no SB do Rio de Janeiro em seu serviço 'Sirius' que conecta a Costa Leste da América do Sul ao Mediterrâneo. O novo itinerário será: Algeciras - Tânger - Salvador - Santos - Paranaguá - Itapoa - Paranaguá - Santos - Itaguaí - Tânger - Algeciras. 

O novo itinerário vigorará a partir da saída do “Maersk Leon” do Rio de Janeiro, no dia 14 de março, até julho (data a confirmar). 

“Essa medida é colocada em prática para garantir a confiabilidade do serviço, que tem sido seriamente afetado pelas atuais limitações operacionais e pelo forte congestionamento nos portos brasileiros devido aos reparos no Píer 1 do BTP de Santos, após o incidente que colocou esta doca fora de serviço e as obras públicas de Navegantes. 

Fonte: Mundo Marítimo