Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Maersk e MSC vão aumentar capacidade na rota Transpacífico

Juntos, eles adicionaram 64.500 slots semanais não incluídos na aliança 2M

14/03/2022 13h27

Foto: Divulgação

Houve três anúncios de novos serviços nas duas principais rotas leste-oeste, enquanto os reguladores dos EUA examinam a concorrência nas rotas. A TS Lines lançará um serviço Extremo Oriente - Norte da Europa, enquanto a Sea Lead Shipping e a ZIM anunciaram novos serviços Ásia - USEC, aumentando a presença de transporte marítimo fora da poderosa aliança,  informa a Alphaliner .

A participação de mercado combinada de transportadoras não aliadas na rota Ásia e América do Norte já aumentou de 8,5% em janeiro de 2021 para 12,5%. Assim, a capacidade média semanal dessas companhias marítimas, que inclui players independentes como Wan Hai Line, ZIM e Matson, além de recém-chegados à rota, aumentou 88,2% desde o início do ano passado.

A capacidade semanal média entre a Ásia e a América do Norte agora é de quase 673.000 TEUs, um aumento de 27,6% em relação ao início de 2021. As companhias marítimas não aliadas adicionaram coletivamente 39.300 TEUs por semana.

No entanto, a maior injeção de capacidade veio da Maersk (+61,7%) e MSC (+38,3%), que juntas adicionaram 64.500 vagas por semana. Isso não aumentou a participação de mercado da aliança 2M, pois a capacidade adicional foi amplamente adicionada ao mercado por meio do lançamento de serviços autônomos.

A situação é muito diferente entre a Ásia e a Europa, onde as três mega-alianças ainda enfrentam concorrência limitada da China United Lines (CULines), Ellerman, Kalypso Compagnia di Navigazione (Rifline) e alguns navios ad-hoc adicionais.  A capacidade média semanal das operadoras não aliadas é de apenas 1,1%.

Para a Alphaliner, não há dúvidas de que os recém-chegados à rota Transpacífico conquistaram participação de mercado das grandes alianças. Os membros da Ocean Alliance Cosco/OOCL, CMA CGM e Evergreen ainda têm uma participação de mercado combinada de 35,6% no comércio Ásia-América do Norte, mas isso está abaixo dos 39,5% no início de 2021.

E embora essas mesmas companhias tenham aumentado sua capacidade em 14,9% neste período, esse número permanece abaixo da média de 27,6% de crescimento do mercado.

O crescimento médio semanal da capacidade para os quatro membros da THE Alliance na rota Ásia - América do Norte foi limitado a 7,1%. A participação de mercado combinada da Hapag-Lloyd, ONE, HMM e Yang Ming agora é de 23,3%, ante 27,7% em janeiro do ano passado.

A participação de mercado combinada da Maersk e MSC aumentou de 24,4% para 28,7%, mas esse percentual não pode ser considerado como o peso efetivo no mercado do contrato 2M. Os serviços de maior capacidade oferecidos pela MSC são atualmente dois serviços separados.

A frota de serviço 'Sentosa' do Sudeste Asiático-Califórnia consiste em nada menos que dezessete navios de 8.400 a 15.000 TEUs, oferecendo várias viagens semanais da Ásia para Long Beach, Oakland e agora regularmente também Prince Rupert.

O serviço independente da MSC na rota China Central e Coréia-WCNA 'Chinook' é atualmente operado por doze navios de 8.100 a 15.000 TEUs.

As maiores companhias marítimas não-aliança entre a Ásia e a América do Norte são a Wan Hai Lines (3% de participação de mercado após um enorme crescimento de capacidade de 128,5% desde janeiro de 2021), ZIM (2,8%) e Matson (1,3%). Os maiores recém-chegados da Ásia incluem CULines (0,85% de participação de mercado), Sea Lead Shipping (0,55%) e TS Lines (0,4%).

Ásia - Europa

A capacidade semanal média entre a Ásia e a Europa aumentou de 411.500 TEUs no início de 2021 para quase 450.000 TEUs hoje (+9,3%). Os recém-chegados a esta rota adicionaram cerca de 4.900 TEUs de capacidade semanal, o que representa apenas 12,8% do crescimento de capacidade nos últimos quatorze meses.

CMA CGM e Evergreen foram os principais fornecedores de capacidade adicional, recebendo vários novos megamaxes de 23.100 - 24.000 TEUs.

Cerca de 48% da capacidade adicional que foi adicionada à rota Ásia-Europa desde janeiro do ano passado foi fornecida pelos membros da OCEAN Alliance. que agora é a maior aliança na rota com uma participação de mercado combinada de 38%, acima dos 37,1% no início de 2021.

As quotas de mercado da 2M e da THE Alliance estão ligeiramente abaixo da Ocean Alliance, enquanto vários recém-chegados também levaram um pequeno pedaço do bolo.

Os parceiros da 2M MSC e Maersk fornecem atualmente 36,2% de toda a capacidade Ásia-Europa (vs. 37,9%), enquanto os membros da THE Alliance têm uma participação de mercado combinada de 24,7% (versus 25%).

Fonte: Mundo Marítimo