22/03/2022 11h34
Foto: Divulgação
Hoje, os bens raramente são adquiridos, fabricados e vendidos em um só lugar, o que permite que as empresas mantenham os custos baixos, mas ao custo de aumentar a fragilidade da cadeia de suprimentos. Assim, uma interrupção pode causar escassez de materiais essenciais, como combustíveis fósseis, petróleo bruto, grãos ou açúcar. Recursos como alumínio, neon e xenônio também correm o risco de se tornar escassos, afetando a fabricação de chips necessários para tecnologia e IA, de acordo com um relatório da Maersk.
Completando o quadro atual, a Maersk cita um relatório da Dun & Bradstreet afirmando que "as empresas em todo o mundo continuam a lidar com a inflação causada pela pandemia, bem como com os aumentos de preços de commodities causados por interrupções na cadeia de suprimentos". Situação ainda mais impulsionada por custos de energia disparados, interrupções na cadeia de suprimentos e novos conflitos.
As empresas já vão começar a sentir isso, o que pode piorar ainda mais se o medo começar a atrapalhar o consumo.
É por isso que a Maersk alerta que, para evitar impasses na cadeia de suprimentos global, as empresas precisarão atender às expectativas de suas cadeias de suprimentos.
De acordo com a companhia marítima, para cada interrupção no porto, existe o risco de atrasos infelizes no oceano que podem causar o cancelamento de travessias e, portanto, de embarques. Mesmo um atraso de 1 a 3 dias em um itinerário de 12 portos pode significar que uma viagem de ida e volta de 10 semanas pode levar de 11 a 12 semanas.
Pressão sobre os modais de transporte de mercadorias
O InterContinental Rail costumava transportar cerca de 500.000 TEUs em todo o continente, mas o conflito entre a Rússia e a Ucrânia interrompeu as reservas da China para a Europa. Isso significa que mais 10.000 TEUs devem ser enviados semanalmente, o que sobrecarrega uma rede oceânica já sobrecarregada e pode causar gargalos, piorando uma situação já ruim.
Os serviços de operação de voos de e para a Ásia também estão enfrentando interrupções devido a cancelamentos de voos, alterações de rotas e ajustes de horários que afetam a disponibilidade da capacidade. Juntamente com a capacidade limitada e os tempos de voo mais longos, o produto final geral pode acabar custando mais, já que o ar tem menos espaço de transporte do que o ferroviário e porque os preços do combustível devem permanecer altos.
Em todos os modos de transporte, com tempos de frete mais longos e combustível caro, a interrupção nos movimentos de carga pode acabar criando atrasos em indústrias onde os consumidores estão acostumados a tempos de resposta rápidos.
Custos aumentados
A situação atual significa que os preços do frete podem ficar mais altos por mais tempo, em parte devido ao bunker mais caro e à capacidade reduzida. Se os preços caírem, provavelmente será em um minuto, já que a maioria das indicações é de que os custos de combustível permanecerão altos por algum tempo. No entanto, vale notar que os preços do petróleo não estão tão altos quanto estavam em 2014, por exemplo.
As empresas precisarão investigar várias opções de fornecimento à medida que as interrupções continuam e o congestionamento global permanece. Isso significa que, em alguns casos, as empresas optarão por reconfigurar seus projetos de produtos, como chips para tecnologia, ou precisarão encontrar materiais de origem em outras partes do globo. Isso pode aumentar ainda mais o custo, pois os produtos podem não estar tão próximos dos centros de fabricação como antes, e também podem estar longe do mercado.
As empresas devem começar a contabilizar a diferença nas despesas agora, pois a inflação, o aumento dos custos de material e combustível afetarão seus resultados. Ao identificar os principais fornecedores e seus fornecedores e entender suas cadeias de suprimentos, as empresas podem ajustar seus planos de fabricação e distribuição. Isso adicionará flexibilidade e agilidade às cadeias de suprimentos, bem como resiliência à distribuição e vendas.
Por último, a região e a localização devem ser consideradas. Ao diversificar a fonte de materiais, locais de produção e espaços de armazenamento, as empresas podem continuar a mudar sua dependência de uma área para muitas outras.
Gerenciamento de incerteza
De acordo com a Maersk, os últimos dois anos foram muito desafiadores para as cadeias de suprimentos globais, com interrupções, congestionamentos e conflitos. Agora, com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, mais imprevisibilidade está se desenvolvendo nas cadeias de suprimentos. Em um contexto de negócios, enfatiza ainda mais a importância da confiança, colaboração e parceria.
Hoje, as cadeias de suprimentos globais não podem ser vistas como uma constelação linear de peças fragmentadas, são ecossistemas interconectados onde cada subparte é completamente dependente das outras para fluir sem problemas.
Fonte: Mundo Marítimo