Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Maior complexo portuário gera quase 5 mil empregos em Guarujá

No total, são 4.870 trabalhadores, sendo 3.825 diretos e 1.045 indiretos

11/02/2020 09h12

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11 milhões de pessoas estão em busca de um posto de trabalho no país. Em Guarujá (SP), o setor portuário é um dos grandes empregadores.

Atualmente, os 10 terminais portuários e os oito retroportuários da cidade geram quase cinco mil vagas. Em números exatos, são 4.870 colaboradores, sendo 3.825 diretos e 1.045 indiretos.

A mão de obra é majoritariamente guarujaense. No terminal Cutrale, por exemplo, 95% dos funcionários diretos moram em Guarujá, o que fortalece a economia municipal, gera renda para famílias e diminui casos de vulnerabilidade econômica e social.

À margem esquerda do Porto de Santos, em Guarujá, os terminais que possuem maior quantidade de colaboradores são a Santos Brasil e Terminal de Veículos de Santos (TEV), com 1.572 vínculos empregatícios diretos e 179 indiretos, somando 1.751. Em seguida, vêm o Terminal de Granéis do Guarujá (TGG) (561) e a Localfrio S/A (415).

Cenário positivo

A inserção no mercado de trabalho vive uma curva positiva em Guarujá não só no setor portuário. As vagas em diversos setores estão em ascensão na cidade. Em dezembro de 2019, o município atingiu uma marca histórica de 27 admissões a mais do que desligamentos, o que representa o fim de um ciclo de resultados negativos iniciado em 2013.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria Nacional do Trabalho, ligada ao Ministério da Economia, Guarujá fechou 2019 com 12.581 novas vagas geradas, 12.554 demissões.

“Ao lado da indústria do Turismo, o Porto é um grande empregador na cidade. Por isso, a necessidade de atualizar e dinamizar, constantemente, as políticas municipais voltadas ao desenvolvimento desse setor”, observa o diretor de Desenvolvimento Logístico e Portuário da Prefeitura de Guarujá, Jairo de Almeida Lima Neto.

Fonte: Costa Norte Comunicação