07/11/2022 13h29
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O Drewry Multipurpose Time Charter Index continuou a cair em outubro, no entanto, o ritmo do declínio diminuiu. Os níveis de demanda nos setores de projeto e transporte marítimo de curta distância permaneceram estáveis, enquanto as taxas no setor a granel permaneceram estáveis e as taxas de contêiner continuaram a diminuir. Essa combinação fez com que as taxas consideradas na cesta Drewry tenham caído apenas 0,5% no mês, para uma média de US$ 10.025/dia. A consultoria projeta que a tendência continue em novembro, com as taxas de contêineres pressionando ainda mais para que o índice caia abaixo de US$ 10.000/dia em novembro.
Em outubro, houve uma estabilização do mercado spot no setor de transporte marítimo de curta distância, apoiada em certa medida pelo aumento dos preços dos bunkers e pela necessidade de enviar carga antes do final do ano.
Enquanto isso, o setor de carga de projeto continua a se beneficiar de contratos futuros de energia eólica e petróleo e gás, este último graças aos bons preços do petróleo.
De acordo com Drewry, o declínio nas taxas de frete se deve em grande parte ao aumento da capacidade e à pressão do setor de transporte de contêineres. Isso deve continuar em novembro, com o índice caindo mais 1%, para cerca de US$ 9.900/dia. Isso é 12% menor que o pico do mercado e 7% menor que novembro de 2021, mas ainda 63% maior que novembro de 2020.
Deve-se mencionar que o Drewry Multipurpose Time Charter Index rastreia as taxas de afretamento de um ano em uma cesta de tipos e tamanhos de embarcações e prevê o movimento do mercado no mês imediatamente seguinte. As tarifas de navios incluem navios de carga fracionada e de projeto.
Fonte: Mundo Marítimo