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Transporte Aquaviário

Mais porta-contêineres no mercado reduz taxas de navios multiuso

Para novembro, a projeção é de queda média de US$ 9.900/dia

07/11/2022 13h29

Foto: Divulgação 

O Drewry Multipurpose Time Charter Index continuou a cair em outubro, no entanto, o ritmo do declínio diminuiu. Os níveis de demanda nos setores de projeto e transporte marítimo de curta distância permaneceram estáveis, enquanto as taxas no setor a granel permaneceram estáveis ​​e as taxas de contêiner continuaram a diminuir. Essa combinação fez com que as taxas consideradas na cesta Drewry tenham caído apenas 0,5% no mês, para uma média de US$ 10.025/dia. A consultoria projeta que a tendência continue em novembro, com as taxas de contêineres pressionando ainda mais para que o índice caia abaixo de US$ 10.000/dia em novembro.

Em outubro, houve uma estabilização do mercado spot no setor de transporte marítimo de curta distância, apoiada em certa medida pelo aumento dos preços dos bunkers e pela necessidade de enviar carga antes do final do ano.

Enquanto isso, o setor de carga de projeto continua a se beneficiar de contratos futuros de energia eólica e petróleo e gás, este último graças aos bons preços do petróleo.

De acordo com Drewry, o declínio nas taxas de frete se deve em grande parte ao aumento da capacidade e à pressão do setor de transporte de contêineres. Isso deve continuar em novembro, com o índice caindo mais 1%, para cerca de US$ 9.900/dia. Isso é 12% menor que o pico do mercado e 7% menor que novembro de 2021, mas ainda 63% maior que novembro de 2020.

Deve-se mencionar que o Drewry Multipurpose Time Charter Index rastreia as taxas de afretamento de um ano em uma cesta de tipos e tamanhos de embarcações e prevê o movimento do mercado no mês imediatamente seguinte. As tarifas de navios incluem navios de carga fracionada e de projeto.

Fonte: Mundo Marítimo