Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Mapa recomenda reabertura de floriculturas em todo o país

A medida é para atender a comemoração ao Dia das Mães

04/05/2020 10h06

Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura atendeu a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e recomendou a reabertura nos estados e municípios, das floriculturas e garden centers diante da demanda por estes produtos em comemoração ao Dia das Mães.

O presidente da CNA, João Martins, tinha encaminhado ofício à ministra Tereza Cristina, pedindo o apoio junto às esferas estaduais e municipais para a reabertura, em caráter excepcional, das floriculturas e garden centers na semana que antecede o Dia das Mães, adotando todas as recomendações do Ministério da Saúde para garantir a segurança dos trabalhadores e dos clientes.

Os produtores de flores e plantas ornamentais foram fortemente impactados com as restrições impostas no enfrentamento do coronavírus, como o fechamento de estabelecimentos e a proibição da realização de eventos. Estima-se que as vendas do setor caíram mais de 80%.

“O Dia das Mães é a principal data para as vendas pelo setor. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) tem a convicção de que a reabertura desses estabelecimentos amenizará os prejuízos dos produtores de flores e plantas ornamentais do País”, disse o presidente da CNA, João Martins.

“Assim como aconteceu em São Paulo e Minas Gerais, que permitiram o retorno definitivo desses estabelecimentos, as floriculturas e garden centers dos demais Estados também estão aptos para retomar as atividades, desde que adotadas as recomendações do Ministério da Saúde de forma a oferecer segurança aos clientes e trabalhadores”, completou o presidente da CNA.

Em resposta ao ofício encaminhado pelo presidente da CNA, o Mapa reconheceu a importância do setor de flores e plantas ornamentais, que faz parte do agro e logo é reconhecido como atividade essencial, e os efeitos da atual crise provocada pela pandemia de Covid-19 sobre o setor.

“Entendemos que no atual cenário a comercialização de flores e plantas ornamentais encontra-se amparada pela adoção dessas medidas já amplamente divulgadas, que dão condições para o adequado funcionamento de estabelecimentos de comercialização. Somos favoráveis à adoção dessas medidas, em especial para as próximas duas semanas, visando ao atendimento da alta demanda para estes produtos por ocasião do dia das mães”, diz o Mapa.

Ainda na resposta, o Mapa reforça que a adoção das medidas adicionais de higiene e segurança sanitária torna possível a retomada desse segmento de comércio, em caráter excepcional, mas podendo servir para a sua retomada definitiva.