07/11/2024 07h55
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O mercado de fretamento de contentores continua a ter um desempenho muito bom para armadores e operadores, e a procura não mostra sinais de diminuir, enquanto uma oferta limitada e contínua de navios sustenta taxas de fretamento saudáveis. A maioria dos segmentos de dimensão está a desfrutar do boom, mas os maiores, acima dos 4.000 TEU, são os que mais beneficiam da situação atual, uma vez que a persistente baixa disponibilidade de capacidade rapidamente disponível está a forçar os fretadores a pagar continuamente grandes somas de dinheiro para obter o navios que eles querem.
Os contratos de fretamento a prazo até 2025 ainda são a palavra de ordem do jogo, embora a Alphaliner tenha um histórico de algumas companhias marítimas tornarem-se um pouco relutantes em contratar capacidade antiga com bastante antecedência, dando, em vez disso, a sua clara preferência a unidades modernas e ecológicas.
Nos tamanhos menores, abaixo de 4.000 TEUs, foi observado um saudável volume de contratos nas últimas duas semanas, com um número de contratos celebrados substancialmente superior ao das semanas anteriores. Os tamanhos de 2.000-2.600 TEUs, 1.500-1.900 TEUs, 1.000-1.249 TEUs e menos de 1.000 TEUs têm sido particularmente ativos. No entanto, e ao contrário do que aconteceu nos grandes portes, as taxas de frete não registam qualquer evolução significativa devido, em parte, à maior disponibilidade de capacidade.
Principais tamanhos de navios
Mais uma vez, não houve novos contratos envolvendo capacidade existente nos tamanhos ULCS (13.300-18.000 TEUs) e VLCS (7.500-13.299 TEUs) na última quinzena, devido à contínua escassez de navios disponíveis. No entanto, a procura continua muito forte e houve mais afretamentos acordados para novos navios: a OOCL anunciou que tinha garantido contratos para seis navios de 13.600 TEU recentemente encomendados pela Seaspan por um período de 15 anos a uma taxa de cerca de 47.800 dólares/dia. Essas embarcações, que terão propulsão convencional e equipadas com purificadores, serão entregues entre 2026 e 2028.
Entretanto, os Panamax Classics (4.000-5.299 TEUs) continuam a ter um excelente desempenho e é provável que a sua boa sorte continue nos próximos meses dada a baixa oferta de navios no curto prazo. Embora tenha sido confirmado que um navio de 4.730 TEU, o “Navios Jasmine”, foi subarrendado à Yang Ming por 12 meses a uma taxa que se diz estar na faixa de US$ 50-55.000/dia, os proprietários ainda podem facilmente obter períodos de três anos.
Dependendo de quando o navio for entregue, os armadores ainda podem receber cerca de US$ 35 mil/dia para navios de 4.250 a 4.500 TEUs, e até US$ 38 mil para navios com pronta entrega.
Fonte: Mundo Marítimo