13/04/2022 10h00
Foto: Divulgação
O navio "MSC Carole", que partiu em 2 de abril de Valparaíso para o Porto de Rodman, no Panamá, registrou o maior recorde de contêineres refrigerados já embarcados pela MSC Chile, com 2.082 contêineres, o equivalente a 4.164 TEUs.
O embarque incluiu principalmente uvas, maçãs, peras, marmelos e produtos congelados (frutas, salmão e frutos do mar) destinados aos mercados da Costa Leste dos EUA e Europa, dois dos mais importantes mercados de produtos refrigerados exportados do Chile.
O "MSC Carole", construído em 2021, tem capacidade para 12.200 TEUs e 2.082 contêineres refrigerados, todos utilizados para este embarque. Opera no serviço 'NWC-USA-SAWC' entre a Europa, os EUA e a costa oeste da América do Sul.
Antes do "MSC Carole", o recorde era do "MSC Madhu B", com quase 3.540 TEUs de contêineres frigoríficos transportados em março de 2020.
Vários fatores contribuíram para que o MSC Chile alcançasse esse recorde. Francisco Herrera, gerente Comercial de Exportação da MSC Chile, destacou como a empresa pode contar com a capacidade de carga e disponibilidade de contêineres, mesmo em meio ao difícil ambiente operacional atual. "Normalmente, dividiríamos espaço em navios no sentido norte operando em nosso serviço 'NWC-USA-SAWC' com o Peru e devido a problemas operacionais causados pelo forte congestionamento que estamos vendo nos portos de todo o país que estão afetando a confiabilidade do cronograma, puderam reservar todo o espaço no "MSC Carole" para o Chile".
A MSC Chile foi rápida em ajudar proativamente os clientes a antecipar suas remessas para atender às necessidades de sua cadeia de suprimentos e garantir que sua carga chegasse ao destino com antecedência. Além disso, a escala em Valparaíso garantiu que nossa embarcação não fosse afetada pelas ondas e ventos fortes que afetam atualmente o porto de San Antonio, o que nos permitiu carregar a carga refrigerada no navio sem inconvenientes.
Da MSC destacaram que este recorde é resultado do esforço conjunto das equipes de Vendas, Atendimento ao Cliente, Operações Frigoríficas e Operações da MSC Chile, bem como Logística e Armazém de nossa subsidiária MEDLOG Chile para atividades de transporte terrestre e logística. "É importante reconhecer o esforço e profissionalismo de todas as nossas equipas", disse Francisco.
Com 3.696 unidades de contêineres a bordo, o "MSC Carole" deve chegar a Rodman, continuar sua viagem para Zeebrugge na Bélgica e Rotterdam na Holanda.
Frutas chilenas em movimento
O Chile é um dos principais produtores e exportadores de frutas da América do Sul, com mais de 50 variedades diferentes e é considerado um fornecedor de classe mundial por sua confiabilidade e conformidade com as normas de segurança alimentar.
Oferecendo serviços marítimos confiáveis e eficientes de e para o Chile desde 1994, hoje a MSC Chile conta com 280 funcionários, seis escritórios, seis portos, sete terminais, três serviços semanais e quatro depósitos, conectando as cargas de nossos clientes com os principais destinos do mundo.
No país, a MSC é um aliado estratégico relevante para o setor exportador chileno, liderando o mercado de exportação de frutas frescas e congeladas para a Europa, Estados Unidos e Extremo Oriente como principais mercados desse produto.
Além disso, globalmente, a MSC expandiu seus embarques de contêineres frigoríficos ano a ano: em 2021, transportamos mais de 2 milhões de TEUs de carga refrigerada, superando nosso recorde anterior de 1,9 milhão em 2020.
Da linha de navegação garantem que continuam a investir em mais contentores frigoríficos equipados com as mais recentes tecnologias, incluindo a expansão da sua frota para cargas sensíveis à temperatura, adicionando soluções de atmosfera controlada e aumentando as suas equipas dedicadas de mais de 1.000 especialistas em refrigeração, que recebem treinamentos contínuos para atender a crescente demanda do mercado de transporte refrigerado.
Fonte: Mundo Marítimo