26/12/2024 11h26
Foto: Divulgação
A Anemoi Marine Technologies concluiu a instalação de cinco velas rotativas no Very Large Ore Carrier (VLOC) “Sohar Max”, um graneleiro de 400.000 dwt. Esta operação faz do “Sohar Max” o maior navio equipado com tecnologia de propulsão eólica do mundo. O projeto foi desenvolvido em colaboração com a brasileira Vale SA, o armador omanense Asyad e o fornecedor britânico Anemoi.
As velas do rotor, com 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro, foram instaladas no estaleiro Cosco Zhoushan, na China, em outubro de 2024. Este sistema inclui uma funcionalidade dobrável que permite retrair as velas para facilitar as operações de carga e descarga. Estima-se que esta tecnologia permitirá ao “Sohar Max” reduzir o seu consumo de combustível em 6% e reduzir as suas emissões de carbono em até 3.000 toneladas por ano. A embarcação está atualmente em período experimental após completar viagem a Tubarão, no Brasil, e continuará avaliando a eficácia das velas em viagens futuras.
Futuro sustentável
Segundo Rodrigo Bermelho, diretor de Transporte Marítimo da Vale, a adoção dessa tecnologia faz parte dos esforços da empresa para promover a descarbonização no transporte marítimo de minério de ferro. Bermelho destacou que desde 2010 a Vale trabalha com embarcações eficientes e promove inovações para reduzir as emissões de sua frota.
Por sua vez, Nick Contopoulos, diretor de Produção e Parcerias da Anemoi, disse que este projeto representa um marco na aplicação da energia eólica em grandes embarcações. Contopoulos sublinhou que a colaboração entre Vale, Asyad e Anemoi é um exemplo de como a indústria marítima está a adoptar tecnologias sustentáveis para um futuro mais verde.
Em linha com este projeto, a Vale anunciou que pretende instalar velas rotativas semelhantes no navio “NSU Tubarão”, de propriedade da NS United Kaiun Kaisha. A instalação está programada para ser concluída em setembro de 2025 e busca alcançar reduções adicionais no consumo de combustível e nas emissões de carbono.
As velas rotativas são uma tecnologia em crescimento na indústria marítima, graças à sua capacidade de melhorar a eficiência energética dos navios. Estas estruturas compactas geram uma força de propulsão significativa e ajudam a cumprir os regulamentos internacionais de redução de emissões, como os indicadores CII e EEDI/EEXI.