Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Navio encalha no canal que dá acesso a porto no Maranhão

Capitania dos Portos diz que não há risco de vazamentos ou danos estruturais na embarcação

19/02/2024 11h03

Foto: Divulgação

O navio mercante Forte de São Felipe, de bandeira brasileira, carregado de bauxita, encalhou no sábado (17), no canal de propriedade privada que dá acesso ao porto da empresa Alumar, no litoral de São Luís. A informação é da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA).

A embarcação que conta com 229 metros de comprimento havia saído do Porto de Juruti, no Pará e tinha como destino o Porto da empresa Alumar, no litoral da capital maranhense, quando encalhou no canal de propriedade privada.

Desde sábado, rebocadores trabalham para o desencalhe da embarcação. Uma nova tentativa de desencalhe chegou a ser feita na tarde de domingo (18), mas não foi concluída com êxito.

A Capitania dos Portos no Maranhão informou que ao ser notificada do encalhamento, deslocou uma equipe até o local para coletar informações sobre o caso, garantir a segurança da navegação e a evitar a poluição de fontes hídricas. Os tripulantes da embarcação passam bem e estão sendo assistidos pela equipe.

De acordo com a Capitania dos Portos, não há risco de vazamentos da carga ou danos estruturais no navio. Além disso, devido a situação da embarcação, foi divulgado um 'Aviso aos Navegantes' que informa a posição do navio no mar para evitar riscos na área.

A Capitania dos Portos afirmou que vai abrir um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido.

Também por meio de nota, a Alumar afirmou que, embora o navio não seja controlado ou operado pela empresa, disponibilizou equipes para apoiar a praticagem e auxiliar as autoridades competentes no desencalhe da embarcação.

Nota da Alumar:

"Na tarde de sábado (17), um navio que atende a logística da Alumar encalhou na entrada do canal de acesso ao terminal de uso privado. Embora o navio não seja controlado e operado pela Alumar, imediatamente após o ocorrido, o Consórcio se colocou à disposição para apoiar a Praticagem, o Armador do Navio responsável e as Autoridades competentes. Foram acionados, preventivamente, o Plano de Emergência Individual (PEI) e o Plano de Ajuda Mútua (PAM). A Alumar reafirma o seu compromisso com o seus valores e o respeito às pessoas e o meio ambiente."