Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

O hipercarro híbrido McLaren P1 completa 10 anos

O modelo, equipado com um motor V8 e um elétrico, entrega quase 1.000 cv de potência

15/03/2023 10h10

Foto: Divulgação 

Há dez anos, no Salão Internacional de Genebra, a McLaren apresentou o P1: um hipercarro híbrido.

O modelo foi criado com o objetivo de ser “o melhor carro do mundo para pilotar tanto nas ruas quanto nas pistas”. Para isso, uma série de testes e desenvolvimentos à época foram realizados, que incluiu voltas no famoso Nürburgring Nordschleife.

O P1 agrega o motor biturbo V8 M838TQ de 3,8 litros a gasolina de 737 cv combinado com um leve propulsor elétrico de 179 cv, para resultar no total de 916 cv de potência.

Com esse conjunto, o McLaren acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos; de 0 a 200 km/h em 6,8 segundos; e 0 a 300 km/h em 16,5 segundos. A velocidade máxima atinge os 350 km/h.

Peso e aerodinâmica

Outros destaques do hipercarro estavam associados ao seu baixo peso e aerodinâmica. O P1 utilizava o monocoque MonoCage, em fibra de carbono, desenvolvido a partir da estrutura MonoCell usada no supercarro McLaren 12C.

Com isso, o veículo pesava 1.395 kg sem os líquidos. Abastecido, o peso chegou a 1.490 kg.

A asa traseira do McLaren, por sua vez, otimiza a aerodinâmica por meio de ajuste automático. Pode alongar a traseira em até 300 milímetros nas pistas e 120 milímetros nas ruas. Isso foi desenvolvido usando o mesmo software e metodologia da equipe McLaren de Fórmula 1.

Outro detalhe está no DRS (Sistema de Redução de Arrasto), no qual foi integrado ao desenho para reduzir a pressão aerodinâmica e aumentar a velocidade de retas, por meio do levantamento da asa traseira, ao invés da utilização de uma aleta móvel, diz o fabricante.

Vendas e legado

O início da produção ocorreu com um McLaren P1 finalizado na cor Ice Silver, em setembro de 2013, sendo que o carro do último cliente foi completado em dezembro de 2015. Ao todo, foram 375 unidades exclusivas.

Para a McLaren, o hipercarro “foi percursor da eletrificação como melhora no engajamento de pilotagem, mudou as percepções de tecnologia, inspirando o inovador Artura”.

Fonte: Motor Show