Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Oficinas de manutenção aeronáutica terão maior autonomia

Atualização da Instrução Suplementar nº 145-001 traz inovações para fortalecer o mercado de manutenção aérea

08/12/2024 10h15

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou a atualização da Instrução Suplementar (IS) nº 145-001, que favorece a gestão das Organizações de Manutenção (OM), dando mais autonomia e agilidade às empresas.  A revisão da norma está alinhada com as diretrizes do Programa +OM, lançado em 2023, para impulsionar o desenvolvimento dessas organizações. A nova versão da IS 145-001 está em vigor desde o dia 1º de novembro.

Entre as principais novidades, está a possibilidade de criação de instalações fixas adicionais vinculadas à base de manutenção registrada em Especificações Operativas (EO). Dessa forma, elimina-se a necessidade de certificar a nova instalação como uma oficina independente ou base secundária. Contudo, essas instalações adicionais devem estar localizadas no mesmo aeródromo, na mesma cidade ou em regiões próximas, facilitando a expansão operacional das empresas.

Outra alteração significativa, tem o objetivo de esclarecer que as OMs certificadas para trabalhar com hélices e acessórios podem, além de realizar reparos e ajustes, também remover e reinstalar esses componentes diretamente, desde que tenham capacidade técnica para o serviço. Essa medida faz com que não seja necessária a contratação de terceiros, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional.

As inovações da IS 145-001 dão maior dinamismo para o setor de manutenção aeronáutica, diminuindo burocracias e custos operacionais, ao mesmo tempo que fortalecem a segurança e a qualidade dos serviços prestados.