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Sustentabilidade

PepsiCo recupera 8 mil toneladas de plástico flexível, o BOPP*

Parceria com a eureciclo possibilita novo uso para BOPP pós-consumo, com base em economia circular

24/04/2023 07h03

Foto: PepsiCo - Divulgação 

A fim de investir em soluções para que suas embalagens não se tornem resíduo, a PepsiCo celebra a recuperação de 8 mil toneladas de plástico flexível pós-consumo, também chamado de BOPP, no ano de 2022. Por meio de uma parceria com a eureciclo - empresa especializada em soluções estruturantes para a cadeia de reciclagem - a companhia já destinou este volume significativo de BOPP para uso pela indústria cimenteira, onde o resíduo é reaproveitado como combustível nos fornos industriais e, também, integra a matéria-prima do cimento. 

"No ano em que celebramos 70 anos no Brasil, chegamos a uma solução que traz ganhos ambientais bastantes significativos pelo grande volume de plástico que é destinado corretamente. O plástico flexível BOPP ainda é um resíduo que demanda alta tecnologia para ser reciclado e com esse processo, também chamado de coprocessamento, o material ganha uma nova utilização pela indústria do cimento.", afirma Bruno Guerreiro, Gerente de Sustentabilidade da PepsiCo Brasil.

Resíduo que vira combustível

eureciclo atua ao lado de grandes separadoras de resíduos, como a Flacipel, e é responsável por operar certificados de reciclagem que atestam a quantidade do material BOPP de embalagens de snacks reunidas, além de garantir sua logística reversa. "Com esta parceria, cooperativas e empresas que coletam resíduos de embalagens e que produzem a mistura para a indústria cimenteira serão beneficiadas, em uma solução que traz escala de produção, continuidade e replicabilidade no mercado, com incentivos para novas etapas de separação e reciclagem de materiais complexos", afirmou Tania Sassioto, diretora de Projetos & Parcerias na eureciclo.

O processo se dá da seguinte forma: a eureciclo faz o rastreamento dos resíduos de embalagens, desde a sua origem até a destinação final para as cimenteiras, e informa os dados à PepsiCo. "A atuação de uma solução como a eureciclo, que garante transparência no processo é imprescindível. Como falamos de uma cadeia complexa, como a da reciclagem no Brasil, essas parcerias bem estruturadas viabilizam o controle de cada etapa e, também, atendem à demanda que empresas de grande porte como a PepsiCo possuem", completou Guerreiro.

Inovação para a reciclagem

A PepsiCo, por meio de sua estratégia ESG, chamada de PepsiCo Positive (pep+), busca inspirar práticas positivas para as pessoas e para o planeta, a fim de cuidar de todas as suas etapas de consumo. Com esse objetivo, atua pelo desenvolvimento de soluções para construir um futuro circular para suas embalagens, a fim de que o plástico nunca se torne resíduo e, desde 2020, já reduziu em 25% o uso de plástico virgem em suas embalagens de bebidas no Brasil.

Em outro exemplo de inovação, a companhia desenvolveu um projeto de uma carroceria que leva plástico reciclado de embalagens de snacks e garrafas PET pós-consumo junto à fibra de vidro que integra o baú de seus caminhões. Com a ação, que foi resultado dos esforços do time Brasil, mais de 68 mil unidades de garrafas PET, (ou 3.400 quilos de PET), e mais de 138 mil embalagens de snacks (ou 555 quilos de plástico flexível, o BOPP) tiveram um novo destino em 2022. Atualmente, a frota da PepsiCo já conta com mais de 100 caminhões com essa carroceria e, a partir de 2023, todos os novos caminhões médios da companhia, que transportam produtos da PepsiCo nos centros urbanos, terão o baú que leva plástico reciclado em sua composição.