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Transporte Aquaviário

Pequenos navios secos se beneficiam com crise da pandemia

Em abril e maio, os itinerários aumentaram 6,5% e 7,5%, respectivamente, em relação a 2019

21/06/2021 08h16

Foto: Divulgação

Embarcações de pequeno porte, secas, de carga geral e polivalentes, com menos de 40.000 dwt, são famosas por sua flexibilidade, capazes de lidar com uma ampla variedade de cargas, desde cargas fracionadas e componentes de parques eólicos, iates e projetos de levantamento pesado. De acordo com um relatório da VesselsValue(VV), a demanda de transporte dessas mercadorias voltou aos níveis normais, antes de continuar a aumentar, uma vez que antes uma grande quantidade de cargas ficava estagnada nos portos ou nos armazéns, devido ao abrandamento das operações por causa da pandemia. Aos poucos, os participantes do mercado se adaptaram à situação atual como "o novo normal" e começaram a se recuperar. No entanto, é a capacidade dos pequenos navios secos de manusear contêineres e a granel que está se mostrando benéfica para esses tipos de navios no contexto da pandemia.

Os ganhos da Small Dry estão se beneficiando de um efeito dominó causado pela resistência e melhores taxas de frete nos setores de contêineres e granéis. As taxas de contêineres dispararam desde julho de 2020 devido à recuperação da demanda após a Covid, e as taxas de contêineres Post Panamax estão agora 300% mais altas do que no ano passado, alcançando impressionantes US $ 64.000/dia em junho de 2021.

As taxas das transportadoras a granel também cresceram em geral desde o início de 2021, com taxas atingindo máximas de 3 anos para alguns tipos, à medida que os gastos com estímulo continuam a crescer e a demanda por produtos a granel se recupera com confiança. A recuperação rápida e prolongada desses setores está se espalhando para os Secos Pequenos, pois eles têm apresentado tendências positivas de demanda no primeiro e segundo trimestres deste ano, já que muitos se deslocam para o transporte de contêineres e maiores quantidades a granel.

Embora os níveis atuais tenham subido e as taxas de fretamento por tempo sejam 60% maiores do que no ano passado, ainda está muito longe dos máximos de 2009, quando as receitas de fretamento por tempo estavam se aproximando do máximo. US $ 15.000/dia, em comparação aos atuais US $ 10.000/dia.

Pequenos Itinerários Secos

Conforme esperado, devido ao impacto da Covid-19 e à redução nas operações em todo o mundo, o número de itinerários nos primeiros cinco meses do ano aumentou em comparação com o ano passado. No entanto, também há um aumento ao comparar as contagens de viagens anteriores à Covid 2019 com as deste ano. Em abril e maio, as viagens aumentaram 6,5% e 7,5%, respectivamente, na comparação entre 2019 e 2021. Isso sugere que a demanda por esses tipos de embarcações tem aumentado à medida que mais viagens são concluídas.

De carga de projeto a contêineres

Como a capacidade disponível dos navios porta-contêineres foi reduzida devido aos picos de demanda e como os navios são reservados para cargas mais longas, os navios MPP e Heavy Lift estão sendo usados ​​para transportar mais carga contêiner do que o normal para lidar com a escassez de tonelagem disponível de navios porta-contêineres.

Embora os navios maiores (> 20.000 dwt) tendam a operar em rotas regulares de linha (ou seja, do Extremo Oriente para a Europa e vice-versa), foi observado que recentemente alguns navios menores também estão sendo usados ​​nessas rotas comerciais. Normalmente, essas embarcações menores operam em seções nacionais ou regionais, com as principais rotas no ano passado sendo aquelas entre Japão, China e Rússia. No entanto, devido à natureza das cargas transportadas, os navios fazem viagens mais longas e, em alguns casos, trabalham em rotas tradicionais de contêineres. Como resultado, você pode ver como a carga/milhas aumenta.

Triagens para Pequenos Secos

Para a VV, a versatilidade do setor está valendo a pena para os Pequenos Embarcações Secas, pois aproveitam a falta de capacidade nos setores de contêineres maiores e granéis e as tarifas extraordinárias. Como navios pequenos a seco fretados são observados nas rotas e movimentação de mercadorias normalmente adequadas para tipos de navios maiores, o frete/milhas e as velocidades estão aumentando, sugerindo que a demanda melhorou. Isso também resultou em valores mais elevados no setor de Secos Pequenos.

Os dois primeiros trimestres do ano mostram sinais de melhora na demanda, que também são apoiados pela retomada dos trabalhos do projeto na esteira da Covid-19, de modo que esse período frutífero para o Pequeno Seco deverá continuar, pelo menos até o final do ano. No entanto, é preciso ter cuidado, já que a demanda impressionante por contêineres e as taxas que ajudaram a impulsionar este setor não devem durar para sempre, então a demanda por Small Dry poderá enfraquecer quando isso finalmente ocorrer.

Fonte: Mundo Marítimo