Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Polo de Economia Criativa é inaugurado em Salvador

Evento marcou a comemoração do aniversário de 473 anos da capital baiana

29/03/2022 15h15

Foto: Secom - PMS - Divulgação

No dia em que completa 473 anos, a prefeitura de Salvador entregou, nesta terça-feira (29), o Doca 1 - Polo de Economia Criativa, instalado no bairro do Comércio. No evento, estiveram presentes o prefeito Bruno Reis (União Brasil) e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

O espaço pretende concentrar e fomentar a cadeia produtiva criativa local, incentivar novos talentos, promover a qualificação de mão de obra criativa da cidade e aproximar empresas e trabalhadores envolvidos com o capital intelectual, criativo e inovador.

A intenção é de que o empreendimento tenha uma proposta inclusiva, com a realização de ações que extrapolam as paredes físicas do equipamento, alcançando indistintamente pessoas, projetos, ideias, ações e iniciativas criativas produzidas nos diversos bairros e comunidades.

O prefeito explicou que a estrutura gera uma janela de oportunidades para Salvador, abrindo um leque de opções modernas para geração de emprego e renda o que faz com que a capital baiana se torne ainda mais competitiva frente aos mercados nacional e internacional.

"Salvador ainda tem muitos problemas e, entre eles, a desigualdade social. Este equipamento chega para enfrentar este problema, gerando oportunidades. O Doca 1 é o símbolo da inovação e da cultura, e vai estimular o grande diferencial da cidade, que é a criatividade, o jeito próprio de ser do soteropolitano, além de qualificar a mão de obra e estimular o surgimento de novos talentos, dinamizando ainda mais a nossa economia", disse o gestor.

O Doca 1 será gerido pelo consórcio formado pelas empresas Light House, Agência Califórnia, Grupo Aratu e Home Designer, vencedor da licitação municipal.

Ao longo dos próximos quatro meses, a estrutura será equipada com estúdios de gravação, auditório, centros de treinamento, espaço gourmet, restaurantes, ateliês e palcos, para realização de atividades e serviços de formação, consultoria, produção de conteúdo, oficinas, cursos, capacitação, workshop, eventos e coworking.

Segundo Mila Paes, o equipamento é uma ação concreta que integra uma proposta mais ampla da administração municipal, desenvolvida através da Semdec, que visa impulsionar e valorizar o potencial criativo do povo baiano, com vistas no investimento de um novo modelo de desenvolvimento econômico em Salvador. 

"O Doca 1 é um grande presente para a cidade, pois está num local privilegiado, no bairro do Comércio, onde o Brasil começou e que atualmente vem passando por transformações, por grandes investimentos públicos e privados, valorizando e preservando a história e a cultura do Brasil", afirmou a titular da pasta.

Ela ainda destacou o quanto o novo equipamento vai estimular a ideia produtiva e a geração de emprego e renda na cidade. "Estamos falando de uma economia que representa mais de R$1 trilhão no mundo, sendo R$10 bilhões na Bahia. Em Salvador não chegamos sequer a 2%, vindo da economia criativa, quando no resto do mundo isso chega a 5%. Tudo aquilo que o mundo busca, Salvador já tem: é diversa, criativa, inclusiva. Não precisamos de muito esforço para fazer o que o mundo pede. Sabemos de nossa potência, mas precisamos estruturar programas e projetos para estruturar o que essa potência pode vir a ser".