25/01/2025 11h04
Foto: Codeba - Divulgação
A draga que fará os serviços no Porto de Ilhéus, administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) no Sul da Bahia, chegará no próximo dia 1º de fevereiro. Trata-se de uma draga holandesa da empresa Elbe, que realizará a dragagem de manutenção, aumentando a profundidade para 10 metros em todo o curso e berço do terminal.
De acordo com a Comissão em Defesa do Porto, os serviços de dragagem vai garantir a atracação de navios de grande porte, aumentando o movimento do Porto de Ilhéus e, consequentemente, a economia regional.
A dragagem faz parte da solicitação feita pelos vereadores Augustão e Luisaldo Barreto, juntamente com o deputado federal Jorge Solla, durante a audiência com o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, em Brasília.
Na oportunidade, a Comissão solicitou também a dragagem de aprofundamento para 14 metros em toda a área de acesso ao Porto de Ilhéus. A sugestão da comissão foi de que esse material retirado do fundo seja colocado na retroárea, para que o Porto de Ilhéus ganhe uma área de 100 mil metros quadrados para o armazenamento de mais mercadorias.
Augustão explicou que a dragagem de manutenção já é uma vitória para a região, mas a luta continua para garantir que seja feita também a de aprofundamento, o que possibilitará a chegada de mais navios e embarcações de grande porte. Os recursos já estão previstos no PAC 2025. O objetivo é evitar o assoreamento do Porto de Ilhéus, já que com o passar dos anos vem acumulando areia em volta do terminal portuário, formando já duas praias em volta. “E se a dragagem não for feita, o porto poderá fechar por falta de condições de atracamento”, ressalta o vereador.
Fonte: Boca News