Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Ilhéus (BA) terá dragagem de manutenção

O prazo estimado para a execução da obra é de cerca de quatro meses

09/07/2021 07h52

A Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba contratou a DTA Engenharia Portuária e Ambiental para execução de serviço de dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus, no Sul da Bahia. O prazo estimado para a realização da obra é de cerca de quatro meses.

A obra vai recompor a profundidade original do porto, de 10 metros, permitindo retomar a operação com navios de capacidade da ordem de 60 mil toneladas, e trazer novas perspectivas para a logística portuária da região, bem como beneficiar a movimentação dos navios de cruzeiro, em visita à Costa do Cacau.

O diretor-presidente da Codeba, Carlos Autran Amaral, informou que a operação visa a restabelecer a profundidade de projeto do porto. “É uma medida de gestão de curto prazo, mas de grande impacto para a economia regional, permitindo ao Porto de Ilhéus exercer plenamente sua capacidade, essencial para a economia e desenvolvimento do Estado da Bahia”, destaca.

Foto: Codeba

50 anos de instalação

O Porto de Ilhéus, que completou em junho 50 anos de instalado, tem um cais com 432 metros, dois berços de atracação e dois armazéns com capacidade total de estocagem de, pelo menos, 64 mil toneladas.

Hoje, além do cacau, a agenda de movimentação de cargas do porto inclui soja, milho, concentrado de níquel e carga geral.

Neste ano de 2021, a movimentação de soja já ultrapassou o total global de 2020. A marca de 240 mil toneladas de soja movimentadas é a maior para o período, desde 2014.

Na década de 1980, a praga conhecida como vassoura-de-bruxa arrasou plantações de cacau no sul da Bahia. Desde então, o Porto de Ilhéus passou a ser porta de entrada para o produto importado.