Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Imbituba operou 80 km de cabos de energia este ano

Os cabos foram para linha de transmissão de energia elétrica da Grande Florianópolis

15/06/2021 17h03

Foto: SCPar Porto de Imbituba - Ícaro Braga

Desatracou do Porto de Imbituba na segunda-feira (14) o comboio rebocador C Tormenta + balsa Z Max XX, carregando aproximadamente 40 km de cabos para a linha de transmissão de energia elétrica que interligará a subestação localizada no município de Biguaçu (continente) a Ratones, no norte da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis). A carga foi embarcada por meio de transbordo do navio Da Qing para a balsa, operação já realizada no Porto no início do ano, inédita em Santa Catarina. O navio zarpou na noite de domingo (13). Esta segunda etapa complementa a primeira operação, concluída em fevereiro deste ano.

"As duas fases totalizaram a movimentação de aproximadamente 80 km de cabos de energia, consolidando a diversidade de cargas que podem ser atendidas no complexo portuário e a participação do Porto nesse importante projeto regional", destaca Fábio Riera, diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba. O material veio da Coreia do Sul e será aplicado em trechos subaquáticos.

O Da Qing foi agenciado pela Wilson Sons e operado pela Simetria Logística, já a balsa esteve sob agenciamento marítimo da Orion e operação da Santos Brasil.