Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Itajaí recebe 1ª. linha de carga de contêineres de 2023

O navio Theodor, operado pelo armador panamenho CTM, desembarcou 251 toneladas em contêineres vazios

10/02/2023 16h50

Foto: Divul

O Porto de Itajaí recebeu, na quinta-feira (9), a primeira embarcação com carga de contêineres deste ano com o navio Theodor, operado pelo armador panamenho CTM. A embarcação possui de 160,83 metros de comprimento por 25,52 metros de largura. Sua atracação foi realizada no berço 02 da APMT (Área A).

Com procedência de Paranaguá (PR), a embarcação por meio de suas operações, desembarcou 251 toneladas em contêineres vazios e depois seguiu seu trajeto marítimo para o Porto de Santos (SP).

Essa rota prevê atracações em três portos brasileiros e também em Montevidéu, no Uruguai; Cartagena, na Colômbia; Santiago de Cuba e Mariel, em Cuba. As cargas que deverão ser movimentadas, são produtos alimentícios e cargas refrigeradas.

O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, afirma que outras linhas retornarão ao terminal nos próximos meses. A expectativa é movimentar cerca de 15 mil contêineres até o final de março. “Essa foi a primeira linha de tantas outras que estarão retornando ao longo dos próximos meses. A movimentação prevista para o Porto de Itajaí, é de movimentar 15 mil contêineres até o final de março. Outra linha pela Maersk também será divulgada tão logo. Isso demonstra que em breve, conseguiremos superar as inseguranças jurídicas causadas pelo processo de desestatização. A viagem que realizamos no último mês para Seul, na Coréia do Sul, foi justamente para trazer uma linha que já operava no Porto de Itajaí no ano passado, e, até o momento, apenas estamos aguardando a aprovação deste contrato e, com isso, retornando também em breve com suas operações. A previsão para o segundo semestre é de movimentar entre 25 e 28 mil contêineres”, explica.