17/11/2022 15h47
Foto: Divulgação
Sete navios Ro-Ro operaram quase simultaneamente por 48 horas no Porto de Montevidéu. Os navios atracaram no cais especializado administrado pelo consórcio Terminal Cuenca del Plata (TCP de Katoen Natie/ANP) e nos cais públicos administrados pela empresa Montecon, informou o El País .
Cinco dos navios que operavam no porto de Montevidéu são "navios feeder" do armador paraguaio Independencia Shipping Lines (ISL). Os “navios feeder” são navios porta-contêineres de pequeno porte que permitem o abastecimento de carga a outros navios maiores do tipo “Post-Panamax”. Além disso, são utilizados para entregas e coletas de contêineres em portos menores. Os outros dois navios que atracaram no porto são transoceânicos do armador panamenho Ro Ro Shipping Company (RSC).
Em detalhe, no último dia 5, quatro navios operaram quase simultaneamente no Píer C e outro no Píer 5 do porto de Montevidéu. As embarcações que operaram no Píer C foram atracadas pela popa - no estilo mediterrâneo - o que permite maior otimização dos píeres. As quatro embarcações ocuparam o espaço de um navio atracado convencionalmente, permitindo assim uma operação mais fluida e gerando menos congestionamento no porto.
No domingo, 6, por sua vez, chegaram do Paraguai navios da RSC carregados de material rodante do corredor bioceânico com destino à Guiana e cerca de 1.000 veículos do porto de Zárate (Argentina) com destino a Paranaguá (Brasil e Cartagena e Santa Marta (Colômbia).
A mercadoria chegou a Montevidéu em navios da Independencia Shipping Lines que, por sua vez, após o descarregamento, receberam cargas rolantes (automóveis e máquinas), carga de projeto, carga fracionada e contêineres com destino aos portos de Zárate, na Argentina, e Assunção, no Paraguai.
Enquanto isso, o armador panamenho Ro Ro Shipping Company (RSC) conecta regularmente, desde julho deste ano, Montevidéu com os portos de Paranaguá, Cartagena e Santa Marta e com diferentes portos do Caribe como Cristóbal (Panamá), Kingston (Jamaica) , Oranjestad (Aruba), Willemstad (Curaçao), Port of Spain (Trinidad Tobago), Georgetown (Guiana), Paramaribo (Suriname), entre outros, em um roteiro de aproximadamente 35 dias, informou a agência marítima e de logística KMA que atende ambas as companhias de navegação (ISL e RSC).
Estas instâncias são possíveis graças ao trabalho conjunto das áreas públicas e privadas que promovem a conectividade do Uruguai com o mundo, informou a KMA. Todos os serviços oferecidos pela KMA Uruguai se baseiam na utilização de Montevidéu como hub port, gerando cada vez mais conectividade com o Uruguai e acompanhando o aumento sustentado das exportações de veículos montados no Uruguai de marcas como o grupo holandês Stellantis, Kia e Ford que são fabricados na fábrica da Nordex e promovendo o uso do porto para cargas uruguaias ou destinadas à Argentina e Paraguai.
Fonte: Mundo Marítimo