05/07/2022 11h29
Foto: Divulgação
O Programa Mestre de Operações para a expansão do Porto de Progreso no México estima que o crescimento do complexo passaria de 5.655.734 toneladas de carga, registradas em 2020, para 9.126.000 toneladas, em seu ponto máximo de operação, em 2025, um crescimento de quase 6%. O trabalho está a cargo da Secretaria da Marinha e da API do Progresso, informou o PorEsto .
Em outubro de 2020, o presidente Andrés Manuel López Obrador anunciou a modernização da área portuária de Progresso, cuja conclusão está prevista para 2023. Para esse mesmo ano, de acordo com informações publicadas pelo sistema de Administração Portuária Integral deste município de Yucatán, 5.655.734 toneladas foram movimentadas.
As previsões apresentadas no relatório para o período 2021-2040 revelam que num cenário base se espera atingir 8.140.000 toneladas de tráfego marítimo em 2025. Enquanto isso, num cenário médio, poderão ser alcançadas até 9.440.000 toneladas, com crescimento estimado de 4,96% ao ano, sendo as principais cargas agrícolas e o atendimento da Pemex a hidrocarbonetos. Por fim, segundo estimativas, nas melhores condições econômicas e de mobilização, o crescimento do Progreso poderá chegar a 5,96%, com uma carga geral de 9.126.000 toneladas.
Segundo David Carrillo, graduado do Karlsruher Institut für Technologie (KIT) na Alemanha e pesquisador acadêmico, a proposta "não será no curto prazo (...) a questão é que o projeto está em análise por algum tempo e em decorrência da mudança [da administração dos portos do SCT para a Secretaria da Marinha, haveria um atraso nos tempos de planejamento".
"O projeto é bom e grande. Inclui uma expansão (...) Em Yucatán, além da questão imobiliária, a indústria começará a se consolidar, vai beneficiar a questão agrícola e a produção de cimento; ao turismo", considera ainda o ex-chefe da direção-geral de Transporte Ferroviário e Multimodal do Ministério das Comunicações e Transportes (SCT). Em resultado do Comboio Maia, cuja entrada em funcionamento está prevista para 2024, “certamente haverá um ramal ferroviário para ligar ao Progreso. Em vez de transportar cargas por via rodoviária, como habitualmente se faz”.
No entanto, ele observa que este anúncio terá repercussões junto às empresas de transporte marítimo e de carga, porque "há casos em que são oferecidos espaços portuários e eles se esgotam rapidamente, mas há o risco de que a infraestrutura não seja utilizada", Carillo apontou.
Semar abrirá concurso
O portal governamental "Mexico Projects", que promove todo o tipo de construções e obras no México, estima que este projeto terá um investimento de 211,8 milhões de dólares.
"O macroprojeto consiste em realizar uma dragagem de construção de aproximadamente 5 milhões de m3, para aumentar a capacidade das áreas de navegação do porto. O canal de navegação passaria de 150 a 180 metros de largura e de 8 a 10 km de extensão. " diz a descrição do plano.
Pretende-se utilizar calcário em 40 hectares de extensão. Enquanto a Semar verá os processos seletivos realizados por meio de concursos públicos internacionais (que ainda não foram divulgados), “Cessão Parcial de Direitos e Obrigações (CCPDyO) por 20 anos” com financiamento público e privado. O governador de Yucatán, Mauricio Vila Dosal, estima que até 2023 a obra estará totalmente concluída.
Fonte: Mundo Marítimo