Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Salvador bate recorde na movimentação de contêineres

No acumulado do ano o terminal somou 184,5 mil TEUs, ante 159,5 mil registrados no mesmo período de 2020

14/07/2021 17h32

Foto: Divulgação

O terminal de contêineres do Porto de Salvador registrou um novo recorde, com o crescimento de 15,7% na movimentação no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2020. No acumulado do ano o terminal, administrado pela empresa Tecon Salvador, somou 184,5 mil TEUs, ante 159,5 mil registrados no mesmo período de 2020.

Já no mês de junho, o equipamento alcançou 28,7 mil TEUs (equivalente a unidade de contêineres de 20 pés), entre os cheios, vazios, transbordos e remoções. O resultado é 22,6% superior ao mesmo mês do ano anterior, quando somou pouco mais que 23,4 TEUs.

Foram movimentados em junho 6,2 e 6,3 mil TEUs nos sentidos de exportação e de importação, respectivamente, além dos 5,7 mil no sistema por cabotagem, e 10,5 mil entre os transbordos, vazios e remoções. O recuo de 7,2% nas exportações dos cheios foi compensado pelo maior volume registrado no sentido de importação, em alta de 32,3%, acompanhado de perto com a movimentação no sistema por cabotagem, em crescimento de 20,1%, além do expressivo incremento das unidades de contêineres no processo de transbordo e remoções, com 58,0%, quando comparado ao resultado do ano anterior.

Destaque no transbordo

Vale ainda registrar que o Tecon Salvador vem se destacando nas operações de transbordo: somente no mês de junho teve um aumento de 146,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

No segundo trimestre deste ano, o Tecon apresentou uma sequência de crescimento sustentável especialmente no setor de importação e de transbordo, o que contribuiu para sair da taxa de 2,9% de crescimento em março, para 10,6% em abril, 14,5% em maio e finalizando o primeiro semestre com um patamar de 15,7%.

Os números confirmam as previsões iniciais que o terminal de contêineres do Porto de Salvador fecharia o período com expressiva evolução nos seus resultados, sinalizando inclusive um segundo semestre com dados em contínua evolução e, consequentemente, um final de ano bastante promissor.