Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Porto de Veracruz prepara licitação para terminal multiuso

O potencial de investimento é de até US$ 101 milhões e a concessão para operação da área portuária até 2042

28/05/2022 10h58

Foto: Divulgação

O México busca ampliar a capacidade e oferta de terminais no Porto de Veracruz, por isso está preparando uma licitação pública para um terminal multiuso. O projeto, que faz parte da Plataforma de Projetos Banobras México, contém objetivos de desenvolvimento sustentável e inclui um terminal de carga mista no novo porto de Veracruz, com potencial de investimento de até US$ 101 milhões, informou a Info-Transportes.

De acordo com o planejamento original, o concurso público-privado internacional, que ficará a cargo da Administração do Sistema Portuário de Veracruz, poderá ser lançado ainda este ano. A decisão e, portanto, a assinatura do contrato, também está prevista para o segundo semestre deste ano de 2022.

As empresas vencedoras receberão um contrato de Cessão Parcial de Direitos, válido até 2042, com o qual serão responsáveis ​​pelo projeto, construção, equipamentos, instalação, operação, manutenção e exploração.

Sobre o projeto

O projeto consiste na construção e operação em 2 etapas de um terminal semi-especializado para carga geral solta e conteinerizada em uma área de 183.337 m2 e um píer de uso público de 550 metros no Novo Porto de Veracruz.

O objetivo é transformar o espaço portuário em um nó articulador produtivo e sustentável na movimentação de cargas e prestação de serviços portuários, para aumentar a capacidade e eficiência na área portuária, localizada na Baía de Vergara, Veracruz.

O projeto atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas com os critérios estabelecidos pelo marco metodológico de infraestrutura sustentável do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a Agenda 2030.

Fonte: Mundo Marítimo