Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Porto do Itaqui receberá novo investimento em área de 43 mil m²

O projeto brownfield é dedicado à movimentação e armazenagem de granéis líquidos (combustíveis)

24/11/2021 08h23

Foto: Porto de Itaqui - Divulgação

O plano de expansão do Porto do Itaqui obteve mais um avanço com a qualificação de uma área brownfield (terminal já existente e em operação) para arrendamento por meio do PPI – Programa de Parcerias de Investimentos. Trata-se do IQI14, que abrange a área de 43,404 mil metros quadrados dedicado à movimentação e armazenagem de granéis líquidos (combustíveis), atualmente arrendado para a Petrobras.

“A exemplo do sucesso que tivemos no início do ano, com o leilão dos terminais IQIs 03, 12 e 13, este é mais um passo importante para a consolidação do Porto do Itaqui como um grande hub regional de combustíveis. É um projeto brownfield que terá seu contrato renovado com previsão de investimentos em ampliação”, afirmou o presidente da Emap – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago. “É mais desenvolvimento, mais arrecadação e mais geração de empregos para o Maranhão”, completou.

Os estudos necessários para definição dos valores de investimento para instalação desse novo terminal no porto público do Maranhão estão sendo desenvolvidos pela EPL. Atualmente a área está ocupada pela Transpetro e BR Distribuidora (Vibra).

Realização de leilão

O anúncio da qualificação da área brownfield para arrendamento por meio do PPI foi publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira, 18. Além do Itaqui, foram qualificados outros sete terminais nos portos de Porto Alegre, Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Ilhéus e Mucuripe.

Na prática, o anúncio significa que esses empreendimentos são prioritários para a realização de leilões, com investimentos da iniciativa privada. A expectativa é de que esses leilões ocorram no segundo semestre de 2022.