Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Portonave inaugura nova rota de navios

Com destino à América Central e Caribe, a linha é do armador CMA CGM

24/10/2020 08h50

Foto: Portonave - Divulgação

A Portonave inaugura uma nova rota de navios, com o terminal de Navegantes recebendo, neste sábado (24), o navio Mandalay, que faz parte do serviço Brasex II. Com destino à América Central e Caribe, a linha é do armador CMA CGM. Com este serviço, a Portonave soma nove linhas para cinco continentes.

Com frequência semanal, o novo serviço terá a Portonave como única escala no Sul do país. A rota compreende os portos de Kingston (Jamaica) – que tem função de hub port com conexões para Ásia, Europa e América do Norte –, Port of Spain (Trinidade e Tobago), Vitória, Santos, Navegantes, Vila do Conde, Caucedo (República Dominicana) e San Juan (Porto Rico).

O novo serviço contará com cinco navios dedicados. As embarcações têm cerca de 189 metros de comprimento por 30,4m de largura e capacidade para 2.300 TEUs. Nesta linha, as principais cargas para exportação são madeira, alimentos e cerâmica. Para importação, as principais cargas são plásticos e seus derivados, produtos químicos e alumínio e derivados.

13 anos da Portonave

A Portonave completou este mês 13 anos. Ela iniciou as operações em 2007 e foi o primeiro terminal privado de contêineres do país. Consolidado como um dos mais importantes do complexo portuário nacional e primeiro no ranking nacional em produtividade MPH (movimentação por hora), a Portonave deve encerrar 2020 com movimentação superior a 1, 3 milhões de toneladas, recorde da série histórica. De acordo com o diretor superintende administrativo do terminal, Osmari de Castilho Ribas, o bom desempenho do complexo pode ser atribuído a infraestrutura portuária, às obras de aprofundamento do canal de acesso e ampliação da bacia de evolução.

O executivo lembra que, em 2019, o terminal perdeu 32 escalas por falta de condições de atender os navios que operam na costa brasileira. Em 2020, recebeu 41 escalas a mais que movimentaram 38,2 mil contêineres.  Castilho destaca, no entanto, a importância de concluir as obras de melhoria na infraestrutura do canal de acesso. O investimento estimado é de R$ 200 milhões.

Em setembro deste ano a Portonave foi destaque nacional ao receber a importação do primeiro Caça Gripen, da Força Aérea Brasileira, fabricado na Suécia. A estrutura do porto conta com uma área total de 400 mil m², sendo cerca de 360 mil m² de área alfandegada, dividida em três berços de atracação, em um cais linear de 900 metros, com capacidade estática de armazenagem de 30 mil TEUs.

Atualmente, a Portonave tem uma infraestrutura de destaque, com 6 portêineres, 18 transtêineres, 40 terminal tractors, cinco empilhadeiras reach stacker e quatro empilhadeiras para vazios, dois scanners e 2,1 mil tomadas reefers. O terminal conta ainda com a câmara frigorífica Iceport, totalmente automatizada, que possui seis transelevadores e capacidade estática para 16 mil pallets.