Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Portos de Itajaí e Navegantes movimentam 1,29 mi/t em fevereiro

O complexo portuário também registrou a movimentação de 111.345 TEUs

26/03/2022 08h50

Foto: Divulgação

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou durante o mês de fevereiro, uma movimentação de 1.299.316 milhão de toneladas, e 111.345 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).

Os números foram apresentados no Relatório Mensal de Estatísticas da Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária).

Ao todo, durante o mês de fevereiro, o Complexo Portuário registrou 72 atracações, sendo 18 delas realizadas na APM Terminals (margem direita), 01 atracação no TUP Braskarne, e 04 no Teporti. No Terminal Portonave (Terminal Portuário de Navegantes), a movimentação registrada no decorrer do mês de fevereiro somou 49 escalas, com 83.616 TEU’s e 931.750 toneladas.

Em fevereiro, 68 navios fizeram seus giros (manobras), sendo 37 embarcações na área da Bacia 01 (em frente ao Porto de Itajaí e Porto de Navegantes), e, 31 embarcações na área da Bacia 02 (nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário).

No Porto de Itajaí (berços públicos e APM Terminals/área arrendada) foram movimentados 27.729 TEU’s e 349.354 toneladas. Os números representam estabilidade nas movimentações, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Para o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes apresentou equilíbrio nas operações e constante avanço em todos os setores, com o intuito de propiciar soluções lógicas e precisas ao trade portuário. “A movimentação em toneladas representa um número significativo para o nosso Complexo Portuário, e, certamente a tendência está direcionada para o crescimento operacional. Estes resultados obtidos durante o mês de fevereiro são importantes, pois demonstram o alto valor agregado das movimentações”, disse.

Fábio da Veiga destaca que, mesmo com as adversidades, a expectativa de novos crescimentos para o Porto de Itajaí permanece com vigor. Seguindo o fluxo de movimentação registrados em fevereiro, o Porto de Itajaí retomou em março as operações de transporte de veículos com a chegada do navio Florida Highway. A embarcação trouxe diversos modelos da montadora alemã BMW, somando um volume de 1.004 toneladas.

As principais exportações registradas durante o mês de fevereiro foram: madeiras e derivados (41,23%), frango congelado (21,24%), carnes (bovina e suína 10,58%), mecânicos e eletrônicos (6,94%), alimentos em geral (4,33%). As importações mais significativas ainda dentro do mesmo mês foram os produtos químicos (32,53%), mecânicos e eletrônicos (27,86%), têxteis diversos (12,86%), alimentos em geral (11,4%), plásticos e borrachas (6,70%).