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Transporte Aquaviário

Portos de Los Angeles e Long Beach apresentam queda em dezembro

Por outro lado, ambos os portos apresentaram crescimento de 6,6% na exportação de contêineres vazios

08/02/2022 11h26

Foto: Divulgação

Apesar da comoção nacional nos EUA com a frota de navios porta-contêineres esperando para atracar nos portos de Los Angeles e Long Beach, ambos importaram 122.999 TEUs cheios a menos em dezembro do que no mesmo mês de 2020, refletindo uma queda de 14,2%. Ele aponta para o relatório mensal da Pacific Merchant Shipping Association (PMSA), que detalha em seu relatório de janeiro que os contêineres cheios recebidos em outubro de 2021 em ambos os portos atingiram 852.287 TEUs, para depois cair para 765.838 TEUs em novembro, antes de cair ainda mais baixo em dezembro em 743.938 TEUs.

Na direção oposta, os embarques de TEUs vazios aumentaram em ambos os portos em 6,6% em relação a dezembro de 2020. Mas ao atender às necessidades da economia exportadora dos EUA, a história é diferente. Os 70.872 TEUs de exportação completos enviados pelo Porto de Los Angeles não apenas caíram 41,1% em relação ao ano anterior e 45,6% em dezembro de 2019, mas foi o pior mês de exportação desde outubro de 2002.

Dezembro foi um mês peculiar para o Porto de Oakland , pois as cargas de exportação despencaram, o número de TEUs vazios de saída caiu de 27.718 TEUs um ano antes para 23.229 TEUs. Para o ano como um todo, atingiu um novo recorde, movimentando mais de um milhão de TEUs de importação plena pela primeira vez em seus 94 anos de história. Enquanto isso, os 852.374 TEUs completos enviados do porto em 2021 foram os mais baixos desde 2006, quando o porto embarcou apenas 840.145 TEUs completos. Seus 373.404 TEUs vazios para exportação, embora 8,2% acima de 2020, foram menores do que em 2019 e 2018. Enquanto isso, os 55.724 TEUs cheios embarcados em dezembro foi o menor número em qualquer mês desde fevereiro de 2015, e o menor em qualquer dezembro desde a virada do século.

No noroeste do Pacífico, os portos de Tacoma e Seattle (operando como Northwest Seaport Alliance) relataram uma queda acentuada de 20,6% ano a ano nas importações de contêineres completos em dezembro. Para o ano, no entanto, eles registraram um aumento de 16,8% na entrada de contêineres cheios em relação a 2020 e um aumento de 7,0% em relação a 2019.

Enquanto isso, as cargas de exportação caíram 36,3% em dezembro em relação ao ano anterior e quase metade em dezembro de 2019. No ano, os contêineres cheios de exportação caíram 12,5%. Os TEUs vazios de exportação, que aumentaram 10,1% em dezembro em relação a dezembro de 2020, cresceram 53,5% no ano como um todo. Os portos disseram que uma "escassez de equipamentos e espaço" e "fechamento de terminais relacionados ao clima" contribuíram para os números fracos de dezembro.

No Canadá, na Colúmbia Britânica, o porto de Vancouver registrou queda de 13,2% nos contêineres cheios importados e de 44,3% nos contêineres exportados em dezembro. Apesar dos danos sofridos pela infraestrutura devido ao mau tempo, os contêineres importados tiveram um aumento de 6,3% em relação a 2020, enquanto a mobilização total de TEUs aumentou 6,1%. Como na maioria dos outros portos norte-americanos, os contêineres cheios de exportação em Vancouver (878.426 TEUs) foram os mais baixos desde pelo menos 2008.

Mais ao norte, o porto do príncipe Rupert continuou a decepcionar. Sua contagem total de contêineres cheios e vazios para 2021 chegou a 1.054.836 TEUs, queda de 7,6% em relação a 2020, queda de 12,9% em relação a 2019 e apenas 1,8% acima da contagem total de TEUs portuários em 2018. o menor desde 2017. A exportação de contêineres cheios (158.861 TEUs) foi o menor desde 2015.

USEC

Na USEC, as cargas de entrada para os portos de Nova York - Nova Jersey (PNYNJ) aumentaram 15% ano a ano em dezembro. Em dezembro, parece provável que PNYNJ tenha eclipsado Los Angeles ao lidar com 27.000 TEUs cheios de importações.

Os portos de Virgínia e Charleston registraram fortes ganhos de dois dígitos na entrada de contêineres cheios, assim como o Porto de Miami. O Porto de Savannah, no entanto, conseguiu apenas um aumento relativamente modesto de 6,1%. Do lado da exportação.

Do lado das exportações, o único porto importante a registrar um aumento ano a ano em dezembro foi a Virgínia.

Na Costa do Golfo, o Porto de Houston registrou um aumento de 15,3% em contêineres cheios de importação em dezembro, levando seu ganho ano a ano para 26,0%. No entanto, a movimentação de contêineres de exportação caiu 15,2% em dezembro, deixando o porto do Texas com 13,2% menos contêineres de exportação completos em 2021 do que em 2020.

Na Louisiana, os números de dezembro e anuais no porto de Nova Orleans foram todos negativos. Ao contrário da maioria dos outros portos dos EUA, no entanto, os contêineres de exportação vazios em 2021 estavam em seu ponto mais baixo desde 2016.

Fonte: Mundo Marítimo