Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Principais portos de contêineres mostram sinais de recuperação

Rotterdam, Antuérpia-Bruges e Los Angeles viram os volumes de cargas aumentarem no primeiro trimestre

25/04/2024 11h27

Foto: Divulgação

Vários portos importantes nos EUA, Europa e Ásia apresentaram um forte aumento nos volumes de cargas no primeiro trimestre, com dois dos principais portos de receita da Europa registrando seus melhores volumes em três anos, relata Alphaliner . 

O maior porto da Europa, Roterdão, registou um desempenho de 3,29 MTEUs no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 2% em relação ao ano anterior, e o seu primeiro crescimento trimestral desde o primeiro trimestre de 2021. O recém-nomeado CEO Boudewijn Siemons disse que os números foram os "primeiros sinais de que o comércio mundial está melhorando."

Os números mais elevados devem-se ao aumento das importações asiáticas, embora a crise do Mar Vermelho também esteja a criar negócios para os portos europeus: os desvios em torno do Cabo da Boa Esperança estão a fazer com que mais carga seja descarregada nos portos do norte da Europa para transbordo para o Mediterrâneo.

O porto de Antuérpia-Bruges registou um aumento homólogo ainda maior na movimentação de contêineres no 1º trimestre de 2024, de 6%, para 3,29 MTEUs. Os volumes começaram a aumentar a partir de fevereiro e março registrou o melhor valor mensal do porto em 3 anos. O resultado foi um aumento de 3,0 MTEUs.

No quarto trimestre de 2023, Antuérpia-Bruges aumentou a sua quota de movimentação de contêineres no troço Hamburgo-Le Havre em pequenos 0,3%, para 29,9% no período.

Nos EUA, o Porto de Los Angeles registou em março o oitavo mês consecutivo de crescimento anual. Durante o primeiro trimestre de 2024, movimentou 2,38 MTEUs, um aumento de quase 30% em relação a 2023, embora a vizinha Long Beach tenha reportado um aumento muito menor, de apenas 2,6%.

O resultado de Los Angeles ficou entre os números mais fortes do primeiro trimestre de sua história, atrás apenas dos anos pandêmicos de 2021 e 2022. Seu presidente-executivo, Gene Seroka, disse que se espera mais no segundo trimestre: “Um mercado de trabalho forte e contínuo os gastos do consumidor ajudarão a direcionar o frete para Los Angeles nos próximos meses."

Singapura também registou um aumento homólogo de 10,7% nos volumes durante o primeiro trimestre, até 9,97 MTEUs. Entre os principais portos, apenas Hong Kong registou uma descida, com o desempenho a cair -2,3% para 3,35 MTEUs.

Ao nível do terminal, a Cosco Shipping Ports registou um aumento de 9,2% no seu desempenho global, com crescimento positivo em cada um dos seus seis segmentos individuais, compreendendo cinco regiões chinesas e o seu segmento internacional.

Fonte: Mundo Marítimo