Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

RIOgaleão Cargo registra recorde de importações com US$ 13,1 bi

O volume total de mercadorias movimentadas em 2024 chegou a 59,7 mil toneladas

07/02/2025 10h10

Foto: RIOgaleão Cargo

Em 2024, o RIOgaleão Cargo atingiu um recorde de US$ 13,1 bilhões em importações, com um volume total de 59,7 mil toneladas de mercadorias movimentadas. Esse valor representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, enquanto o peso das mercadorias aumentou 16%. O crescimento foi impulsionado pela ampliação das rotas internacionais, como a chegada de novos voos de cargueiros, incluindo o da Atlas Air, e o aumento das operações com os Estados Unidos e Europa.

Além do aumento no volume de mercadorias, o aeroporto também conseguiu reduzir o tempo médio de permanência das cargas, que caiu 9%, passando para 31 horas e 5 minutos.

Setores que impulsionaram o crescimento

Diversos setores contribuíram para os bons resultados do RIOgaleão Cargo. O setor de Transporte Aéreo, por exemplo, registrou um aumento de 22% em valor e 13% em peso, impulsionado pelo polo de manutenção de aeronaves localizado no Rio de Janeiro. O setor de Petróleo e Gás cresceu 12% em valor, refletindo as operações no pré-sal. A Indústria Farmacêutica teve um aumento de 9% em valor e 3% em peso, consolidando o aeroporto como um importante hub de importação. O setor Automotivo teve a maior alta registrada, com crescimento de 102% em valor e 193% em peso, enquanto o setor Têxtil expandiu 57% em valor e 51% em peso.

Patrick Fehring, diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão, comentou que o desafio para 2025 será manter a eficiência operacional e ampliar ainda mais a atuação do aeroporto.

"Quanto mais crescemos, maior é o desafio de gestão de capacidade e eficiência. Ainda assim, conseguimos manter os padrões de qualidade operacional, batendo recordes de crescimento desde 2022, o que reforça a robustez de nossos processos e o planejamento de negócio. Para 2025, o desafio é seguir expandindo com eficiência e ampliando o leque de atuação", afirma o executivo.

Cargas domésticas e frete internacional

O aumento na movimentação de cargas domésticas também foi significativo, com um crescimento de 177%, passando de 9,1 mil para 25,1 mil toneladas em 2024, comparado ao ano anterior. Além disso, o aumento da oferta de espaço para o transporte de mercadorias contribuiu para a redução dos custos do frete aéreo internacional. O frete vindo dos Estados Unidos teve uma queda média de 24%, enquanto o frete da Europa reduziu em 7%.

Leandro Lopes, gerente comercial do RIOgaleão Cargo, destacou que a infraestrutura e a eficiência do terminal têm atraído grandes indústrias de diversas regiões do Brasil, solidificando o aeroporto como um dos principais hubs de carga aérea do país.