03/10/2020 09h55
Foto: Divulgação
O nível de endividamento em Salvador completou 12 meses de altas mensais consecutivas segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Neste período, o percentual de endividados na sondagem da Fecomércio-BA subiu de 41,5% para 66,9% das famílias.
“A inadimplência, por sua vez, que vinha tendo destaque negativo com nove altas consecutivas, ficou estável no mês, mantendo os 30,8%”, pondera o economista e consultor da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze. No mesmo período do ano passado, a proporção de inadimplentes em Salvador estava em 13,8% – a taxa mais do que dobrou em um ano.
Em termos absolutos, há 620,7 mil famílias com algum tivo de dívida. Segundo Dietze, o resultado de outubro será importante para se saber se a reabertura da economia, o retorno ao trabalho e a retomada das vendas levarão essas famílias e consumidores a terem renda para quitar os compromissos atrasados.
Ainda conforme o economista da Fecomércio-BA, o cartão de crédito continua sendo o tipo de dívida mais comum entre as famílias de Salvador. Em setembro, 90,5% delas utilizaram desta modalidade de crédito.