Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Santa Catarina abriga um dos maiores projetos da área de defesa

O estaleiro Brasil Sul (Antigo Oceana) é a base para a construção das fragatas da Classe Tamandaré

14/08/2023 09h45

Foto: Divulgação

Ampliar e fortalecer o poder naval para proteção das nossas riquezas e defesa da soberania nacional. Esses são os objetivos do Programa Fragatas Classe Tamandaré, o mais inovador e moderno projeto naval do Brasil que está sendo desenvolvido integralmente no Estaleiro Brasil Sul em Itajaí.

O projeto vai construir quatro fragatas, embarcações que irão ajudar a Marinha do Brasil a garantir a soberania do território nacional e proteger as riquezas naturais do país. O Programa é formado a partir do Consórcio Águas Azuis, aliança entre thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech, além do apoio da Marinha do Brasil.

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, destaca que o projeto é estratégico para a indústria naval nacional que contempla transferência de tecnologia, qualificação de mão de obra e desenvolvimento da cadeia de fornecedores. “Não podemos esquecer que a construção do projeto em Itajaí vai gerar renda e trabalho para o Estado”.

O estaleiro Brasil Sul (Antigo Oceana) é a base para a construção das fragatas da Classe Tamandaré. Ocupando uma área de 310 mil m² na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o estaleiro utiliza os mais modernos processos construtivos e instalações de última tecnologia.

O diretor de Indústria, Anderson Anthony Linzmeyer, complementa que a construção das fragatas deve envolver mais de 1000 funcionários. “O Estado trouxe tecnologia alemã para o desenvolvimento das embarcações, com certeza vamos atrair novas empresas à Santa Catarina mostrando o potencial que possuímos. Além disso, o estaleiro também merece destaque, foi projetado com padrões de sustentabilidade como, por exemplo, reuso de água de chuvas, ventilação e iluminação natural, além de uma área verde adjacente de 55 mil m² “, destaca.

Fragatas Classe Tamandaré

As fragatas classe Tamandaré terão 107,2 metros de comprimento, boca máxima de 15,95 metros, deslocamento de 3,5 mil toneladas, sensores de última geração, além de excepcional estabilidade e adaptabilidade, com centro de sobrevivência “two island philosophy”, projeto modular para múltiplos usos, conferindo alta capacidade de combate e resiliência no mar.

A capacidade é para 136 tripulantes, mais um helicóptero, capaz de realizar operações antissubmarino, e um drone, veículo não tripulado, com capacidade para pouso e decolagem verticais.