25/01/2025 10h10
Foto: Divulgação
Os credores da Santos Brasil, detentores de 97,740% das debêntures em circulação da companhia, aprovaram, esta semana, durante uma assembleia-geral, a autorização prévia, conhecida como “waiver“, para que o Grupo CMA CGM assuma o controle da empresa portuária brasileira.
A operação está condicionada ao pagamento de um prêmio de 0,15% a mais do valor da debênture, tomando como base o preço no dia 20 de janeiro, data da assembleia.
Além de permitir que o CMA CGM se torne controlador da Santos Brasil, os debenturistas deram aval para a tomada de todas as medidas necessárias para viabilizar o processo de aquisição.
A Santos Brasil atua como uma das maiores operadoras portuárias do país e administra terminais de contêineres no Porto de Santos, o maior da América Latina.
A CMA CGM é um grupo global de logística e transporte marítimo. Presente em 160 países, a empresa francesa conta com 620 navios e opera em 420 portos.
Terceiro maior operador de contêineres do mundo, a CMA CGM já era usuária dos terminais da Santos Brasil.
Histórico da negociação
A venda da Santos Brasil ao grupo francês CMA CGM, uma das líderes globais em transporte marítimo e logística, foi inicialmente divulgada em setembro de 2024.
A operação ocorreu após a saída da Opportunity, gestora que detinha cerca de 48% das ações da operadora portuária.
Embora o valor exato da transação não tenha sido divulgado, a negociação foi vista como estratégica.
A medida reforça o posicionamento do CMA CGM no mercado brasileiro e fortalece sua atuação nos principais corredores logísticos da América Latina.