Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Santos Brasil vence 3 dos 5 leilões de terminais portuários

Quatro áreas são no Porto do Itaqui (MA) para movimentação de combustíveis e uma área no Porto de Pelotas (RS) para carga geral

09/04/2021 17h27

Foto: Ilustrativa

O último dia de Infra Week, semana destinada à concessão de 28 ativos do Governo Federal à iniciativa privada, garantiu o investimento de aproximadamente R$ 611,9 milhões em cinco terminais portuários brasileiros, além de uma arrecadação aproximada com outorgas de R$ 216,31 milhões. No total, em três dias, foi possível garantir R$ 10 bilhões para a infraestrutura de transportes no país.

Dos quatro terminais para líquidos do Porto de Itaqui no Maranhão, três (IQI03, IQI11 e IQI12) ficaram com a Santos Brasil Participações. Já o IQI13 foi arrematado pela Terminal Químico de Aratu (Tequimar) por R$ 59 milhões em uma disputa de lances com a Santos Brasil. As áreas são importantes para a logística de distribuição de combustíveis para o Nordeste.

Os investimentos totais previstos com o arrendamento são da ordem de R$ 596 milhões. Juntos, os terminais portuários de Itaqui possuem oito tanques para armazenamento de derivados de petróleo, sendo essa a principal carga do porto, movimentando 5,9 milhões de toneladas e com previsão de alcançar 17,9 milhões em 2060.

Já o terminal portuário de Pelotas, no Rio Grande do Sul, destinado a carga geral e madeira foi arrematado pela CMPC Celulose Riograndense por R$ 10 mil, em lance único. O PEL01 é o único com vocação para movimentação de toras de madeira na região, constituindo importante elo da cadeia logística da produção de celulose. Os investimentos previstos com o arrendamento chegam a R$ 16 milhões.

O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, parabenizou os vencedores. “Agradecemos por acreditarem no país. Os leilões realizados significam um setor portuário mais eficiente e mais produtivo, gerando desenvolvimento econômico, renda e emprego para o país, ainda mais em um cenário de pandemia”, afirmou.

Sobre o leilão dos terminais, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas afirmou que a logística no Brasil está ficando cada vez mais multimodal. “Cinco terminais extremamente importantes. R$ 600 milhões de investimentos. (...) foi um excelente resultado para a logística brasileira. Nossos portos estão cada vez mais eficientes e o gargalo portuário está ficando para trás.”, afirmou.

O ministro também comemorou o sucesso da Infra Week. “Estamos fechando com chave de ouro, com cinco terminais portuários. Acabando a Infra Week depois de passar 28 ativos para iniciativa privada, de arrecadar R$ 10 bilhões de investimentos para o setor e outros R$ 3,5 bilhões de outorgas. E estou muito feliz com a quantidade de empregos que vão ser gerados a partir daí”, comemorou.

Infra Week

Além do arrendamento dos cinco terminais, o Governo Federal também realizou nesta semana a concessão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e o leilão de 22 aeroportos. A concessão do trecho de 537 quilômetros da Fiol vai garantir R$ 3,3 bilhões de investimentos, sendo R$ 1,6 bilhão para a conclusão das obras. O prazo de concessão será de 35 anos.

Já o leilão dos aeroportos trará um investimento de R$ 6 bilhões, sendo R$ 2,8 bilhões no Bloco Sul, R$ 1,8 bi no Bloco Central, e R$ 1,4 bi no Bloco Norte.

No total, de acordo com o ministério da Infraestrutura, os 28 leilões vão injetar mais de R$ 10 bilhões em investimentos no Brasil.