Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Seara assumirá as operações de contêineres no Porto de Itajaí

A Antaq aprovou, em decisão ad referendum, a alteração societária do contrato provisório

23/05/2024 08h47

Foto: Porto de Itajaí - Marcos Portos

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou, na quarta-feira (22), em decisão ad referendum, a alteração societária do contrato provisório de operação do Porto de Itajaí, em Santa Catarina.

Com a decisão da Diretoria Colegiada, que acompanhou parecer técnico da área de regulação da Agência, a Seara, do grupo JBS, passa a assumir o controle da empresa Mada Araújo Asset Management Ltda. com 70% das cotas societárias. A expectativa é que sejam movimentados 44 mil TEUs (unidade de contêiner equivalente a 20 pés) por mês, já a partir do segundo semestre deste ano. A empresa atuará na área arrendada (berços 01 e 02) do Porto de Itajaí.

“A ampliação do trabalho da Seara em Itajaí, passando a operar em berços públicos, será benéfica para todos. A empresa possui renome internacional e pertence a uma multinacional de origem brasileira, presente em mais de 20 países, sendo a maior movimentadora de cargas da indústria de alimentos do mundo. Temos certeza que impulsionará ainda mais o crescimento das atividades no Porto de Itajaí, trazendo riquezas para o município e recolocando nosso porto em lugar de destaque”, afirma o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

A retomada permitirá que o Porto de Itajaí volte a ser referência pelo desempenho nas operações com cargas de contêineres. Em seu histórico de movimentações, no último quadriênio (2020 a 2023), foram movimentados na área arrendada 1.392.000,00 (TEUs) e, em cargas, 15,9 milhões de toneladas. Entre 2019 e 2023, um total de 1.390 navios atracaram nos berços 1 e 2 do terminal.

Desde o final de 2022, o Porto de Itajaí não movimenta contêineres, após o término do contrato de arrendamento com a APM Terminals.