Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

SPA e instituições iniciam fiscalização no Porto de Santos

Tráfico de drogas e atividades irregulares contra o meio ambiente são alvos da Operação Santos

29/04/2021 13h24

Foto: Divulgação

A Santos Port Authority (SPA), a Marinha do Brasil e outras instituições deflagraram esta semana a “Operação Santos” no Porto de Santos, uma ação de fiscalização em terra e em mar no complexo portuário e área de fundeio, onde ficam os navios que aguardam para atracar. A ação visa a coibir tráfico de drogas e atividades irregulares contra o meio ambiente.

A SPA participa das ações de combate ao descarte irregular de resíduos, atividade que foi alvo de uma ação específica em fevereiro. O objetivo é coibir o despejo ilegal de resíduos e substâncias no mar por parte dos navios cargueiros.

Além do tráfico de drogas e da repressão ao lançamento irregular de resíduos na água do mar, a “Operação Santos” também busca reprimir a pesca irregular. Para isso, a Operação conta com o auxílio da aeronave Poseidon, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Participam também da ação a Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Polícia Ambiental.