Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Svitzer apresenta whitepaper sobre novo rebocador TRAnsverse

O rebocador pretende aprimora significativamente a manobrabilidade e as capacidades de reboque

22/04/2025 10h28

Foto: Svitzer - Divulgação

A Svitzer, fornecedora de reboque e serviços marítimos, divulgou um white paper de seu novo rebocador TRAnsverse. Segundo os dados apresentados, o TRAnsverse pode revolucionar os serviços de reboque em portos e terminais.
Com seu design revolucionário, o rebocador TRAnsverse da Svitzer aprimora significativamente a manobrabilidade e as capacidades de reboque. Em modos dinâmicos, a embarcação amplia sua capacidade operacional em cerca de 50% em comparação a rebocadores ASD de tamanho semelhante ou maior. Além disso, demonstrou um ganho de eficiência de combustível de 15%, permitindo a realização de uma variedade mais ampla de tarefas de forma mais rápida e eficiente.​

Kasper Karlsen, diretor de Operações da Svitzer, afirmou que "o TRAnsverse tem o potencial de transformar os serviços de reboque em portos e terminais, abordando desafios comuns como congestionamento portuário, aumento no tamanho dos navios e condições climáticas extremas. Ele destacou que o rebocador pode realizar todos os tipos de manobras diárias dos navios com maior rapidez e eficácia, contribuindo para a redução de atrasos nos portos e impactos nas cadeias de suprimentos".

Daniel Cohen, presidente da Svitzer no Brasil, ressalta que a inovação no setor portuário ganha um novo capítulo com o rebocador TRAnsverse. "Esse modelo oferece uma manobrabilidade inédita. A alta demanda portuária traz uma pressão maior por escalas mais curtas e operações mais eficientes nos portos. Ao mesmo tempo, o tamanho das embarcações aumentou, enquanto as áreas portuárias permaneceram as mesmas — gerando a necessidade de empregar mais potência nas mesmas áreas de operação. É nesse cenário desafiador que o rebocador TRAnsverse se destaca como uma solução tecnológica pronta para atender às novas demandas dos portos modernos. Estamos ansiosos para em um futuro próximo testar essa tecnologia no Brasil".

O design do rebocador TRAnsverse representa um avanço significativo na engenharia de rebocadores. Suas capacidades operacionais são baseadas em diversas características de design distintas que o diferenciam de outros modelos, permitindo-lhe manobrar e operar de maneiras únicas. A Svitzer, em colaboração com o estaleiro naval Robert Allan Ltd., patenteou o design do TRAnsverse.

  • Forças de tração nos métodos de reboque direto e indireto: O TRAnsverse gera forças de tração superiores em uma ampla faixa de velocidades durante as manobras de chegada e partida, reduzindo o tempo e o consumo de combustível necessários para atingir a taxa de curva (ROT) desejada para o navio assistido. O rebocador é capaz de produzir forças aproximadamente 50% maiores do que um ASD de tamanho e potência de motor comparáveis, tanto em reboque direto quanto indireto. 
  • Empurrar e deslocar lateralmente: A capacidade de empurrar e deslocar lateralmente sob a flare permite ao TRAnsverse realizar essas manobras de forma mais eficiente, economizando tempo e combustível. Além disso, o rebocador pode realizar empurrões laterais eficazes em toda a faixa de velocidades, até 10 nós, respondendo prontamente aos comandos do prático e mantendo-se na posição adequada para empurrar sem perder tração, onde um ASD teria dificuldade para se manter no costado com essa velocidade. 
  • Manobrabilidade: A maior manobrabilidade do TRAnsverse reduz a potência necessária para posicioná-lo durante as operações, contribuindo para a eficiência geral. ​ 
  • Força hidrodinâmica: O design aprimorado permite ao TRAnsverse utilizar forças hidrodinâmicas de maneira mais eficaz durante o reboque, proporcionando forças adicionais durante a frenagem. Ele pode gerar forças hidrodinâmicas utilizáveis a velocidades mais baixas do que os designs de rebocadores predominantes. ​ 
  • Capacidade de Transição: O TRAnsverse oferece melhor capacidade de transição, como durante o reboque direto ao mudar de uma posição de 6 para 3 horas, exigindo menos potência, tempo e combustível em comparação com outros designs de rebocadores. ​