22/04/2025 10h28
Foto: Svitzer - Divulgação
A Svitzer, fornecedora de reboque e serviços marítimos, divulgou um white paper de seu novo rebocador TRAnsverse. Segundo os dados apresentados, o TRAnsverse pode revolucionar os serviços de reboque em portos e terminais.
Com seu design revolucionário, o rebocador TRAnsverse da Svitzer aprimora significativamente a manobrabilidade e as capacidades de reboque. Em modos dinâmicos, a embarcação amplia sua capacidade operacional em cerca de 50% em comparação a rebocadores ASD de tamanho semelhante ou maior. Além disso, demonstrou um ganho de eficiência de combustível de 15%, permitindo a realização de uma variedade mais ampla de tarefas de forma mais rápida e eficiente.
Kasper Karlsen, diretor de Operações da Svitzer, afirmou que "o TRAnsverse tem o potencial de transformar os serviços de reboque em portos e terminais, abordando desafios comuns como congestionamento portuário, aumento no tamanho dos navios e condições climáticas extremas. Ele destacou que o rebocador pode realizar todos os tipos de manobras diárias dos navios com maior rapidez e eficácia, contribuindo para a redução de atrasos nos portos e impactos nas cadeias de suprimentos".
Daniel Cohen, presidente da Svitzer no Brasil, ressalta que a inovação no setor portuário ganha um novo capítulo com o rebocador TRAnsverse. "Esse modelo oferece uma manobrabilidade inédita. A alta demanda portuária traz uma pressão maior por escalas mais curtas e operações mais eficientes nos portos. Ao mesmo tempo, o tamanho das embarcações aumentou, enquanto as áreas portuárias permaneceram as mesmas — gerando a necessidade de empregar mais potência nas mesmas áreas de operação. É nesse cenário desafiador que o rebocador TRAnsverse se destaca como uma solução tecnológica pronta para atender às novas demandas dos portos modernos. Estamos ansiosos para em um futuro próximo testar essa tecnologia no Brasil".
O design do rebocador TRAnsverse representa um avanço significativo na engenharia de rebocadores. Suas capacidades operacionais são baseadas em diversas características de design distintas que o diferenciam de outros modelos, permitindo-lhe manobrar e operar de maneiras únicas. A Svitzer, em colaboração com o estaleiro naval Robert Allan Ltd., patenteou o design do TRAnsverse.