Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Svitzer celebra ampliação de sua frota no Porto de Santos

São três novos rebocadores de Propulsão Azimutal de Popa que serão colocados em operação pela Svitzer no Brasil

05/04/2024 11h27

Foto: Divulgação

A Svitzer celebrou a ampliação de sua frota do litoral paulista, na quinta-feira (4), na Capitania dos Portos, em Santos (SP). A cerimônia contou com a presença de representantes da comunidade portuária de Santos, clientes da companhia, Arjen Van Dijk, presidente da Svitzer Américas, e Daniel Cohen, presidente da Svitzer no Brasil.

Desde 2018, a Svitzer opera no Porto de Santos, com quatro rebocadores de última geração, três deles recém-recebidos. O rebocador Svitzer Atanásio foi adicionado à frota de Santos em 2023, seguido do Svitzer Monte KT, e, em fevereiro de 2024, o Svitzer Rocha Pedro foi o quarto rebocador a integrar a frota santista e sua entrega foi um acréscimo estratégico para apoiar a atracação segura de navios de GNL, em terminais no Brasil. A embarcação dispõe de sistema externo de combate a incêndio FIFI-1, equipamento essencial e especializado para operações seguras com transportadores de GNL. As adições reforçam o compromisso da Svitzer em fortalecer estrategicamente sua presença no principal porto da América Latina, oferecendo serviços marítimos confiáveis e sustentáveis.

Os novos rebocadores são três dos seis barcos de Propulsão Azimutal de Popa (Azimuth Stern Drive – ASD) que serão colocados em operação pela Svitzer no Brasil, antes do final de 2024. Como rebocadores da série Ramparts 2300, eles possuem velocidade máxima de 13 nós e tração estática de 70 toneladas. Projetado por Robert Allan, foram construídos pelo estaleiro brasileiro Rio Maguari, em Belém, no Pará.

Arjen Van Dijk, presidente da Svitzer Américas, comenta a ampliação da frota em Santos: "Ao investir na expansão da frota Svitzer em Santos, estamos ampliando a cobertura portuária e aumentando a nossa capacidade de fornecer serviços sustentáveis aos clientes. Isso nos permitirá expandir a nossa presença no Brasil nos próximos anos, um dos principais mercados em crescimento para a Svitzer na região das Américas. A entrega de uma nova embarcação FiFi 1 até o segundo trimestre de 2024 reforça nosso compromisso com o país e com a segurança da costa brasileira".

Para Daniel Reedtz Cohen, presidente da Svitzer no Brasil, "as adições à frota de Santos fortalecem ainda mais a capacidade da empresa no país em termos de modernidade e potência. Santos é o porto mais movimentado do Brasil, e queremos garantir que faremos nossa parte no apoio ao fluxo comercial de nossos clientes, com os ativos mais confiáveis, seguros e potentes".

A Svitzer opera no Brasil desde 2015, com uma frota atual de 21 rebocadores - e previsão de receber mais um, ainda no primeiro semestre de 2024. A empresa está presente de forma estratégica na costa brasileira, atuando em oito maiores portos do país, recentemente também ampliou suas frotas dos Portos de Paranaguá e Pecém, e investe constantemente em sua atuação em Santos, o porto que mais movimenta contêineres na América Latina e o maior porto do Brasil.