20/11/2022 11h35
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O colapso das taxas spot nas operações fronthaul ganhou as manchetes, mas as linhas de navegação em certas operações backhaul tiveram quedas igualmente grandes, com algumas operações vendo as taxas spot cair por muito mais tempo do que nas operações fronthaul, mesmo abaixo dos recordes em janeiro de 2020, relatórios Xeneta.
Do norte da Europa ao Extremo Oriente - segundo Xeneta - a tarifa média de um FEU padrão na rota de volta caiu para US$ 820/FEU, mais de US$ 1.000/FEU (-56%) a menos desde seu pico em maio 2021, o mês a partir do qual caiu constantemente. Por outro lado, os dados do índice Drewry World Container indicam que a rota Roterdã-Xangai marcou esta semana uma taxa spot de US$ 870/FEU em 17 de novembro, ou seja, uma queda ano a ano de -47%.
Enquanto na direção fronthaul a rota Transpacific experimentou a queda mais rápida e profunda de todas as taxas spot, a rota de retorno experimentou apenas pequenas quedas. A taxa spot média medida de Xeneta da Costa Oeste dos EUA (USWC) para o Extremo Oriente agora está em US$ 1.100/FEU, depois de cair desde o início deste ano, mas ainda aumentando quase 50% desde janeiro de 2020. De acordo com Drewry 's WCI, a taxa à vista na rota Los Angeles-Xangai foi fixada em US$ 1.184/FEU, queda de -7% em relação ao ano anterior.
De um lado para o outro
Os carregadores dos EUA tiveram problemas para encontrar os contêineres de que precisam para exportar seus produtos no último ano e meio. Além disso, não só viram as tarifas aumentar, como também enfrentaram problemas porque as companhias marítimas se recusaram a transportar suas mercadorias, preferindo levar os contêineres vazios de volta para o outro lado do Pacífico e, assim, não perder a oportunidade de levar vantagem das tarifas mais altas na direção leste-oeste. Pouquíssimos embarcadores dos EUA estavam dispostos a pagar uma taxa spot alta o suficiente para atrair as companhias de navegação a receber mais volumes na rota de backhaul.
Agora que a sorte mudou e as companhias de navegação estão lutando para obter todos os volumes que podem, os transportadores de backhaul acham mais fácil trazer seus volumes a bordo à medida que as taxas caem.
Outra rota de backhaul excelente é da Costa Leste dos EUA (USEC) para o norte da Europa. As taxas spot aqui caíram de seu pico em agosto, agora com uma média de US$ 750/FEU. Isso representa um declínio maior do que a taxa de frete spot na rota fronthaul, que agora está começando a seguir o restante do mercado, à medida que as linhas de navegação adicionam capacidade a uma das rotas mais lucrativas para navegar. Refira-se, em todo o caso, que a taxa spot na rota Nova Iorque-Roterdão medida pelo WCI da Drewry foi fixada em 1.322 dólares/FEU com um aumento homólogo de 11% na última semana.
Fonte: Mundo Maritimo