Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Terminal de contêineres de Salvador supera trim positivo de 2020

No período, foram movimentados 89,8 mil TEUs, contra 87,2 mil no mesmo período do ano de 2020

26/04/2021 14h32

Foto: Tecon Salvador 

O terminal de contêineres do Porto de Salvador (Tecon Salvador) fechou o primeiro trimestre de 2021 com movimentação acima da registrada em idêntico período de 2020. Segundo dados disponíveis no portal da Wilson Sons, foram movimentados 89,8 mil TEUs (unidade equivalente a contêiner de 20 pés), contra 87,2 mil no mesmo período do ano anterior, representando um incremento na ordem 2,9%.

O resultado do Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons, foi puxado principalmente pelo volume de contêineres no sentido de importação, em crescimento de 24,8% e pelas unidades movimentadas pelo sistema de Cabotagem, em alta de 18,5%; esta última pela demanda no segmento dos químicos, alimentos e resinas.

O terminal também evolui de forma positiva, com 13,3% entre os contêineres movimentados em transbordo e pelas remoções a bordo. Por outro lado, as exportações não acompanharam a evolução, reflexo pelos menores volumes de produtos dos setores da siderurgia, petroquímicos e celulose.

Desempenho em 2020

No ano passado, o Tecon Salvador movimentou 342.398 TEU, um crescimento de 2,4% em relação a 2019, quando foi registrado o recorde de 334.448 TEU. Entre os grandes destaques do ano, está a exportação de frutas, modalidade em que o terminal baiano liderou, no Nordeste, o embarque de manga e uva durante a safra no segundo semestre, com 34% do mercado   

A expertise do Tecon Salvador no recebimento de cargas superdimensionadas (break bulk), como componentes para o segmento de energia renovável, é outro destaque de 2020. No período de janeiro a dezembro, o terminal recebeu componentes eólicos para a implantação de um parque eólico com quase 300 torres, como pás, hubs e nacelles, para projetos de energia no estado do Piauí, onde está sendo construído o maior parque eólico da América do Sul.

Houve ainda um incremento de 5.619 TEU em cargas de novos clientes no ano passado. Destacaram-se também os segmentos de alimentos (+36%), celulose e papel (15%), além de bebidas (+104%) em relação ao ano anterior.