Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.
16/05/2023 09h43
Foto: Divulgação
A Toyota apresentou o Yaris Cross, seu novo SUV para os países do sudeste asiático, modelo que pode adiantar o visual do próximo SUV da marca por aqui, um carro menor que o Corolla Cross.
A novidade, que chegará inicialmente à Indonésia, é produzida a partir da plataforma modular DNGA ( Daihatsu New Global Architecture ), uma derivação menor da TNGA (Toyota New Global Architecture), que dá origem ao Corolla Cross e o Corolla.
Medindo 4,31 metros de comprimento e 2,62 m de entre-eixos, o Yaris Cross é exatamente 1 cm maior em ambas medidas que o seu principal rival, o Hyundai Creta.
Visualmente, o Yaris Cross SUV remete à quinta geração do RAV4 e traz bastantes recortes, caixas de rodas com desenho mais retilíneo e com acabamento em plástico preto. A semelhança com o Corolla Cross fica por conta da grade em formato trapezoidal, mas, no veículo asiático, o para-choque possui um desenho mais recortado e angulado.
Na traseira, as lanternas parecem ter sido desenhadas para um veículo da Lexus, já que apresentam um desenho que lembram um L, recurso que é utilizado pela marca de luxo da Toyota. Apesar disso, o desenho da traseira segue lembrando o da RAV4, com linhas bem pronunciadas, dando um visual mais “quadrado”.
Na lateral, as caixas de rodas com desenho quadrado dão ao Yaris Cross a sensação de robustez e de altura que o mercado de SUVs adora, apesar de medir 1,61 m (5 mm menor que o Corolla Cross). Ainda assim, é muito mais alto que um carro convencional.
Segundo as imagens da apresentação, a altura do capô e o desenho recortado dão ao modelo uma sensação visual de ser mais alto e maior que o Corolla Cross.
No interior, há alguns detalhes que fazem os passageiros se certificarem que estão em um Toyota. O desenho horizontal das linhas do painel, das saídas de ar e dos controles são novos, apesar de parecerem familiares. As novidades são o desenho central do volante e o painel de instrumentos digital de 7 polegadas.
A lista de equipamentos ainda inclui central multimídia de 10,1 polegadas, teto solar panorâmico e o pacote Toyota Safety Sense, que, apesar de não especificado, deve adicionar sistema de pré-colisão frontal, assistentes de permanência e mudança de faixa e o controle de cruzeiro - também conhecido piloto automático - adaptativo.
O Toyota Yaris Cross é equipado com motor 1.5 a gasolina, que entrega 106 cv de potência e 14 kgfm de torque. Haverá também uma opção híbrida, que combina um motor elétrico a outro a combustão para entregar 112 cv e 14,3 kgfm de torque. O motor somente a gasolina poderá ser combinado com câmbio manual ou automático do tipo CVT, enquanto a opção eletrificada será somente automática. Independente da motorização, a tração é sempre dianteira.
Não há confirmação oficial de que esse SUV será comercializado por aqui, mas não é novidade que a Toyota planeja, sim, oferecer um SUV mais em conta no Brasil, e que esse veículo contará com motorização híbrida, embora 112 cv e 14,3 kgfm de torque sejam pouco para competir com os rivais. A marca já utiliza um 1.5 no país na gama Yaris, e ele pode ser mantido, mas a confirmação fica para outro momento.
Além disso, não é de hoje que surgem rumores de SUV “de entrada” baseado em um veículo da Daihatsu, marca de baixo custo da Toyota na Ásia. O veículo da vez pode ser sim o Yaris Cross, afinal, a plataforma DNGA é voltada para esse tipo de produto. Além disso, a Toyota não oferece por aqui um rival de segmento para o Hyundai Creta, portanto, seria essa a função do Yaris Cross.
Fonte: iG Carros