Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Transporte de contêiner teve desempenho inferior a outros setores

De acordo com o Barômetro do Comércio de Mercadorias da OMC, o congestionamento portuário ainda é problema

24/02/2022 13h25

Foto: Divulgação

Choques de oferta amorteceram a força da recuperação no comércio global de bens, mas isso pode começar a mudar à medida que as pressões da cadeia de suprimentos mostrarem sinais de moderação, de acordo com o mais recente Barômetro do Comércio de Bens, da OMC.

A leitura atual de 98,7 está abaixo do valor de referência do barômetro de 100 e ligeiramente abaixo da leitura de novembro passado de 99,5, indicando uma perda de impulso no comércio no início de 2022 após a forte recuperação do ano passado nos volumes de comércio. No entanto, o índice também está mostrando sinais de queda, sugerindo que o comércio de bens pode se recuperar em breve, embora permaneça abaixo da tendência de curto prazo.

Além das interrupções contínuas da cadeia de suprimentos, o barômetro fraco é parcialmente explicado pela introdução de restrições de saúde para combater o aumento da variante Omicron da covid-19, que alguns países estão eliminando gradualmente, pois o impacto na saúde da nova variante revelou-se relativamente suave. O relaxamento dessas medidas pode impulsionar o comércio nos próximos meses, embora futuras variantes da covid-19 continuem apresentando riscos para a atividade econômica e o comércio.

No terceiro trimestre de 2021, o crescimento do volume de comércio de mercadorias desacelerou para 8,1% em relação ao ano anterior devido a efeitos de base - o comércio começou a se recuperar no segundo semestre de 2020 -, bem como um pequeno declínio trimestral. Assim que as estatísticas do quarto trimestre de 2021 estiverem disponíveis, é provável que mostrem um crescimento ano a ano ainda menor, mesmo que o crescimento trimestral volte a ser positivo.

Como um todo, o volume de comércio nos três primeiros trimestres de 2021 aumentou 11,9% em comparação com os três primeiros trimestres de 2020. Este número está acima da previsão mais recente da OMC de 10,8% no passado. o crescimento no ano no quarto trimestre deve fazer o aumento para o ano mais em linha com a previsão.

A maioria dos índices que compõem o barômetro se aproximou de seu valor de referência de 100, indicando tendência de crescimento, com as principais exceções sendo os produtos automotivos (92,0) e o transporte de contêineres (97,0). O índice de produtos automotivos melhorou em relação aos últimos meses devido à crescente disponibilidade de semicondutores, amplamente utilizados na produção de veículos. Essa maior disponibilidade se reflete no índice de componentes eletrônicos (98,6), que se aproxima da tendência.

Transporte marítimo

O índice de transporte de contêineres (97,2) ficou ainda mais abaixo da tendência, já que o congestionamento portuário continua sendo um problema, mas a desaceleração em sua taxa de declínio pode tendem a uma mudança na tendência em um futuro próximo. A mobilização de contentores dos principais portos estabilizou-se a um nível muito elevado. Os índices dos gerentes de compras mostram que os prazos de entrega estão caindo gradualmente em todo o mundo, mas não rápido o suficiente para muitos produtores e consumidores.

O Barômetro do Comércio de Mercadorias é um indicador avançado composto que fornece informações em tempo real sobre a trajetória do comércio de mercadorias em relação às tendências recentes, à frente das estatísticas convencionais de volume de comércio. Leituras de 100 indicam crescimento em linha com as tendências de médio prazo; valores acima de 100 sugerem crescimento acima da tendência, enquanto valores abaixo de 100 indicam o contrário.

Fonte: Mundo Marítimo