Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

22/04/2020 06h33

Foto: Divulgação

Grupo de homens, que serve de inspiração

O Dia da Aviação de Caça, 22 de abril, é para sentir orgulho de um grupo de homens, que serve de inspiração para mantermos a fibra, a coragem e, principalmente, a fé no futuro. Heróis, que sacrificaram a própria vida pela democracia e liberdade.

A data relembra o esforço e a audácia dos militares do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), o Esquadrão Jambock, que, no auge da Segunda Guerra Mundial, a bordo dos caças P-47 Thunderbolt, cumpriam missões de combate no norte da Itália.

Esses corajosos militares, na maioria jovens com pouco mais de 20 anos, sob a liderança do Major Nero Moura, foram voluntários para abandonar o conforto da própria terra natal para lutar pela democracia. 

Após seis meses de combate nos céus da Itália, o 1° Grupo de Aviação Caça, que começara a guerra com 45 pilotos, encontrava-se em abril com apenas 22 tripulantes operacionais. Os demais haviam sido mortos, presos pelo inimigo, estavam escondidos com os partisans ou afastados do voo por estafa.

Apesar de todas as dificuldades e limitações, no dia 22 de abril de 1945 – um domingo – o 1° Grupo de Aviação de Caça alcançou o esforço máximo, atingindo o incrível número de 44 sortidas, iniciadas nas primeiras luzes do alvorecer e encerradas com a última aeronave pousando após o pôr do sol. Por isso que a Força Aérea Brasileira elegeu essa data, 22 de abril, para celebrar o Dia da Aviação de Caça.

Amargosa

O comércio de Amargosa foi autorizado a voltar a funcionar com algumas restrições. Segundo o novo decreto, todos os estabelecimentos comerciais deverão atender às exigências sanitárias, como condição para funcionamento, com portas abertas conforme o documento. Amargosa ainda não tem caso confirmado de coronavírus.  

Festival Jersey 4 Jersey

Nesta quarta-feira (22), será realizado o Festival Jersey 4 Jersey, projeto que pretende arrecadar doações para uma das cidades mais afetadas pelo coronavírus nos Estados Unidos - Nova Jersey. A ação contará com a participação de Bon Jovi, Bruce Springsteen, Halsey, Chelsea Handler, Tony Bennett, além de Danny DeVito, Whoopi Goldberg, Charlie Puth, Kelly Ripa Jon Stewart, Sza e Saquon Barkley. 

Cada artista fará a transmissão de sua casa, marcada para às 20h, horário de Brasília. Emissoras de TV e Rádio nos EUA vão realizar a transmissão, além da Apple Music e Apple TV. A transmissão também será feita através de apps da Apple.

Jogadores profissionais

A depressão vem crescendo entre homens e mulheres que vivem de jogar futebol e os motivos apontados pela Federação Internacional de Jogadores Profissionais (FIFPro) são o isolamento social - medida adotada para travar o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) - e as incertezas quanto ao futuro. A entidade publicou em seu site oficial o resultado de uma pesquisa, realizada entre 22 de março a 14 de abril, com 1602 atletas em confinamento na Inglaterra, França, Austrália e Estados Unidos.

Dentro do universo pesquisado, foram ouvidas 468 jogadoras de futebol, das quais 22% responderam que apresentam sintomas de depressão. Entre os homens, 13% admitiram manifestações da doença. O transtorno de ansiedade generalizada foi apontado por 18% dos jogadores e 16% das jogadoras.   

A FIFPro tem cerca de 63 países filiados. A entidade lembra que muitos profissionais da bola vivem fora dos países onde nasceram, sem suas famílias, e receosos com a aproximação do fim de seus contratos. A entidade pontua que o estudo é uma reflexão social, e por isso não defende a retomada apressada das competições. O retorno, segundo a FIFPro, poderia causar mais preocupação aos atletas diante do medo de serem infectados pela Covid-19.

Empresas parceiras

Mais de 60 empresas parceiras juntaram-se ao Governo do Estado para combater a Covid-19 na Bahia, oferecendo serviços e fazendo doações de produtos e aparelhos indispensáveis para combater a pandemia. Álcool, glicerina, água sanitária, equipamentos de proteção individual, materiais descartáveis e diversos produtos hospitalares, como respiradores, fazem parte da lista de doações, de acordo com a força tarefa formada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Planejamento (Seplan), que busca apoio dos investidores privados.

O álcool, que funciona como desinfetante e antisséptico, foi o campeão no número de doações: 5 milhões de litros de álcool gel, 112,4 mil litros de álcool 70% e 405 mil litros de álcool líquido 96%. Foram 90 mil litros de água sanitária, 79,5 mil unidades de máscaras de proteção facial acrílica, 41 mil máscaras descartáveis, 10 mil kits de roupa de cama e 105 respiradores.

Chikungunya em Salvador

O número de caso de chikungunya em Salvador aumentou de 740% nos três primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano foram 1.606 casos da doença. De acordo com a secretaria municipal de saúde, de 1º de janeiro até 13 de abril de 2019, a capital baiana contabilizou 217 casos. Em toda a Bahia, houve aumento de 544% no número de casos de chikungunya em relação ao mesmo período do ano passado. Assim como a dengue e a zika, a doença é transmitida pelo Aedes Aegypti.

No interior, as cidades com mais registros são: Feira de Santana (677), Nova Fátima (73), Esplanada (61), Irará (53) e Santo Amaro (50).  

Mangangá

A Associação de Capoeira Bloco Carnavalesco Afro Mangangá, sob a direção do cantor e compositor baiano Tonho Matéria, aderiu ao movimento de solidariedade aos mais atingidos pela Covid-19. Aproveitando sobras de tecidos usados em fantasias do bloco da capoeira, que desfila no carnaval de Salvador, as mães dos alunos assistidos pelas ações da associação estão confeccionando máscaras para ajudar no combate ao vírus. A Mangangá desenvolve um trabalho de inclusão social com crianças, jovens e adultos de baixa renda. Além do bairro Pau Miúdo, onde funciona a Mangangá, as localidades de Iapi, Boca do Rio e Bom Juá também estão sendo beneficiadas com a produção das máscaras.