Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

23/04/2020 06h39

Foto: Divulgação

Uso de máscaras nos ônibus

Entre esta quinta (23) e domingo (26), a Secretaria de Mobilidade (Semob) de Salvador fará uma campanha de conscientização para orientar a população sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ônibus. As ações serão realizadas nas estações da Lapa, Pirajá, Acesso Norte, Mussurunga e também em 80 pontos onde a concentração de passageiros é grande.

Além disso, as estações de transbordo contarão com a divulgação através de seus sistemas sonoros de mensagens chamando atenção dos passageiros para a importância e a necessidade de usar as máscaras. E mais: cartazes informativos serão colados dentro dos ônibus.

A partir de segunda-feira (27), o decreto estabelece que o usuário do sistema que for flagrado utilizando o transporte público sem o uso da máscara será orientado a deixar o veículo, inclusive coercitivamente, se for o caso.

Mensagem de texto (SMS)

Os mais de 210 milhões de celulares ativos no país começaram a receber mensagem de texto (SMS) do governo federal com orientações para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do sistema de alertas da Defesa Civil, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

A mensagem reforça cuidados que os cidadãos devem ter para conter o avanço da contaminação pelo vírus, como evitar aglomerações e lavar bem as mãos. Populações de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, os estados com o maior número absoluto de casos confirmados, serão as primeiras a receberem os avisos pelo celular. 

Horário ampliado

As agências da Caixa Econômica Federal passaram a funcionar com horário ampliado, a partir desta quarta-feira (22), em todo o país. Na Bahia, mais de 200 agências abrirão ao público de 8h às 14h.

A ampliação do funcionamento vale apenas para o atendimento de serviços essenciais à população, como saque INSS sem cartão; saque de Seguro Desemprego/Defeso sem cartão e senha; saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha; saque de conta salário sem cartão e senha; e desbloqueio de cartão e senha de contas.

“Apoie um Restaurante”

O movimento “Apoie um Restaurante” vai ajudar financeiramente restaurantes e bares fechados pela pandemia em todo o Brasil. A campanha foi criada pela ChefsClub e ganhou o apoio da Nestlé, que agregou as categorias Cafeterias e Confeitarias na ação.

Os vouchers são no valor de 70 reais, sendo 35 reais pagos pelo cliente e 35 reais custeados pela Nestlé. Cada CPF tem direito a uma compra que é concretizada no site www.apoieumrestaurante.com.br. São 80 vouchers por loja e os valores poderão ser usados quando todas estiverem funcionando normalmente ou até 31 de dezembro de 2020. A Nestlé reverterá 100% do valor dos vouchers para as lojas, sem cobrança de taxas, no dia seguinte da compra

Reabertura do comércio

Os municípios baianos de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Valente, Ribeira do Pombal, Itabela, Teixeira de Freitas, Jacobina, Serrinha e Amargosa já autorizaram a reabertura do comércio local diante da pandemia de coronavírus no estado. A reabertura do comércio vai no sentido oposto à orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) da Bahia, que definiu a necessidade de fechamento desses espaços para evitar proliferação da Covid-19.

A reabertura deve ser gradativa, com decretos limitando o horário de funcionamento das lojas e centros comerciais. A medida municipal mais recente é a de Feira de Santana, que autorizou na segunda-feira (20), a reabertura de lojas do comércio com até 200 m². A cidade tem 66 casos confirmados de coronavírus. 

Produto à base de maconha

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira, 22, registro do primeiro produto à base de maconha no País. Trata-se de um fitofármaco que possui canabidiol e concentração inferior a 0,2% de THC, substância com efeitos psicotrópicos. O produto pode ser vendido nas farmácias, desde que haja prescrição médica.

A Anvisa afirma que o fármaco será usado para casos em que não há alternativa terapêutica, mas não especificou quais doenças seriam beneficiadas. Também não informou o nome do medicamento. O produto é fabricado pela empresa Prati-Donnaduzzi.

O Brasil já permite a venda do medicamento Mevaty, de preço superior a R$ 2 mil no Brasil, indicado para espasticidade moderada a grave relacionada à esclerose múltipla. A expectativa com a nova regra da Anvisa é que outros produtos fiquem disponíveis na farmácia, de menor complexidade, como fitoterápicos.

Prorrogação

Em Salvador serão prorrogados para até o dia 4 de maio os decretos que determinam a proibição de qualquer tipo de atividade sonora na cidade que não seja de utilidade pública para o combate ao coronavírus; a suspensão das atividades em mercados públicos, casas de show, boates e locais de apresentação musical; e o impedimento de reuniões, encontros ou eventos com mais de 50 pessoas na cidade. Essas medidas tinham validade até esta semana. Da mesma forma, permanece até o dia 4 de maio a suspensão da cobrança de Zona Azul e do funcionamento de bares e restaurantes na cidade.

IRPF - Atendimento gratuito

Alunos e professores dos cursos de Ciências Contábeis e Administração do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) irão realizar atendimento online gratuito para esclarecer dúvidas dos contribuintes e fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020. A ação, em parceria com o Salvador Shopping e o Salvador Norte Shopping, será realizada até 15 de junho e pretende beneficiar a Apae Salvador através de doações por meio da declaração de IR. Para a realização da declaração o interessado precisa enviar os documentos listados abaixo digitalizados para o e-mail [email protected]. O atendimento é destinado para pessoas com rendimento anual até R$ 90 mil.

 

Dia Mundial do Livro

O dia 23 de abril foi escolhido, pela Unesco, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995, como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. A data é em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que coincidentemente morreram em 23 de abril de 1616.

Neste dia de celebração do livro, é incentivada a leitura, homenageados autores e discutidos os seus direitos legais, bem como estimulado, ao máximo, o desenvolvimento das sensibilidades coletivas em relação aos acervos culturais mundiais e à inspiração de comportamentos de entendimento, tolerância e diálogo.

Também, nessa data, grandes obras da literatura mundial são relembradas, discutidas e reverenciadas. É uma oportunidade para celebrar os títulos de autores consagrados, como: Safo, Miguel de Cervantes, Mary Shelley, Machado de Assis, Thomas Mann, James Joyce, Aldous Huxley, George Orwell, Clarice Lispector, Jorge Amado e Caio Fernando Abreu.

e-book

O livro, atualmente, vem sendo amplamente divulgado na sua forma tradicional (impresso em papel) e, principalmente, na forma digital (e-book), sendo que muitos sites disponibilizam gratuitamente alguns livros “on-line”.  

Como encontrar e-books gratuitos

Para ter acesso aos livros, não é preciso nem ter um gadget específico para isso, como o Kindle (Amazon) ou o Kobo Rakuten. Existem aplicativos tanto para Android quanto iOS que permitem a leitura de vários livros digitais. Também há a possibilidade de ler direto do computador ou notebook, se preferir. Principais empresas que oferecem livros digitais:

Amazon

A empresa já possui uma boa variedade de e-books grátis, inclusive na opção do Kindle Unlimited, em que um valor é pago por mês para ter acesso a todos os títulos disponíveis no pacote. Com a pandemia, mais títulos estão gratuitos. Dentre as obras disponíveis para download estão clássicos da literatura brasileira, como: Macunaíma, Dom Casmurro, O Cortiço, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Os Sertões denetre outros. Para acessar e baixar os livros digitais clique aqui.

Kobo Rakuten

O Kobo também permite a leitura gratuita de alguns e-books via aplicativo ou pelo seu e-reader próprio, o aparelho chamado Kobo. No site da loja, você encontra de graça títulos de ficção, biografias, romances, culinárias e gastronomia, literatura juvenil, suspense e terror, dentre outros.

Livraria Cultura

Em plataforma online, o acervo de títulos gratuitos da livraria conta com e-books, quadrinhos, obras voltadas para áreas profissionais e literatura estrangeira. Para acessar, é só clicar aqui.

Open Library

A “Biblioteca Aberta” é uma livraria gratuita e colaborativa, que disponibiliza mais de um milhão de e-books gratuitos. Nela, você encontra autores de várias partes do mundo, inclusive brasileiros.  A única ressalva é que há um número limite de livros que você pode baixar por vez, dentro de um período de tempo. Para conhecer, basta clicar  aqui.

Lelivros

O Le Livros é uma plataforma brasileira que reúne milhares de títulos de domínio público e de propriedade intelectual de forma totalmente gratuita, dos mais variados gêneros. O site também disponibiliza nos formatos PDF, ePUB (iPad e Kindle) e Mobi (Amazon), além de também disponibilizar um link para leitura online, caso não queira baixar.

Project Gutenberg

É uma livraria digital com mais de 60 mil e-books grátis. No site do projeto, você encontra centenas de obras publicadas mundialmente, em diversas línguas. A maior parte do acervo é composta por títulos que já estão em domínio público.

Turma da Mônica

Para as crianças e adultos, fãs de quadrinhos, a editora Mauricio de Sousa Produções liberou um pacote de HQs com 188 gibis para ler gratuitamente. Para acessá-los, baixe o aplicativo Banca da Mônica, disponível para Android e iOS (iPhone e iPad). Os gibis ficarão de graça até o dia 25 de abril de 2020.

Em época de isolamento social envie um e-book para uma pessoa ou comente nas redes sociais sobre a importância do Livro e da leitura consciente nessa nova era que surgirá, após a Covid-19.