30/04/2020 06h22
Foto: Divulgação
Dia do Ferroviário – 30 de abril
Em 30 de abril de 1854 inaugurava-se a primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Mauá, com a presença da Comitiva Imperial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Mais tarde foi prolongada, chegando a 16,1 km indo até a Raiz da Serra. Foi construída pelo empresário brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá.
A primeira locomotiva a vapor que transportou a comitiva imperial recebeu o nome de “Baroneza”, em homenagem a Maria Joaquina, esposa de Mauá.
A Estrada de Ferro Mauá começou conduzindo passageiros e após 6 meses iniciou o transporte de cargas. A Maria Fumaça trouxe progresso para a região serrana, transportando ouro e alimentos para o Rio de Janeiro
Solidariedade em Morro de São Paulo e Boipeba
Morro de São Paulo - terceiro mais visitado destino turístico da Bahia, e a ilha paradisíaca de Boipeba, duas localidades do município de Cairu, no baixo-sul da Bahia, estão em situação de calamidade em função da pandemia da Covid-19. A população destas localidades depende quase que exclusivamente do turismo, que no momento está totalmente paralisado, não recebendo um único visitante.
A Associação Comercial e Empresaria de Cairu - ACEC, empreendeu uma grande campanha de socorro à população do município, captando recursos de parceiros fora das ilhas, bem como convertendo 100% da sua receita em cestas básicas para serem distribuídas. A bandeira de cartões de crédito Elo, por exemplo, doou mais de 1.300 cartões pré-pagos com crédito de R$ 150,00. Destes, 150 cartões estão sendo repassados à Prefeitura Municipal de Cairu, para que auxiliem na distribuição de maneira a alcançar a população mais carente.
Uso do celular
O uso do celular para acessar a internet cresceu no Brasil. Os aparelhos são o principal meio de acesso à rede no país, usados por quase todos os brasileiros. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) 2018, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Até o ano passado, três em cada quatro brasileiros tinham acesso à internet e, entre eles, o celular era o equipamento mais usado. Entre 2017 e 2018, o percentual de pessoas de 10 anos ou mais que acessaram a internet pelo celular passou de 97% para 98,1%. O aparelho é usado tanto na área rural, por 97,9% daqueles que acessam a internet, quanto nas cidades, por 98,1%.
Entre aqueles que não têm celular no Brasil, 28% alegam que o aparelho telefônico é caro; 24,2%, que falta interesse em ter o equipamento, 19,8%, que não sabem usar; e 16,6%, que costumam usar o celular de outra pessoa.
Enquanto o celular ganha espaço, outros equipamentos perdem. O uso de computadores caiu de 56,6% para 50,7% e de tablets, de 14,3% para 12% de 2017 para 2018.
Internet
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018, também divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à internet. Em números totais, isso representa cerca de 46 milhões de brasileiros que não acessam a rede.
Os dados, que se referem aos três últimos meses de 2018, mostram ainda que o percentual de brasileiros com acesso à internet aumentou no país de 2017 para 2018, passando de 69,8% para 74,7%, mas que 25,3% ainda estão sem acesso.
Em áreas rurais, o índice de pessoas sem acesso é ainda maior que nas cidades, chega a 53,5%. Em áreas urbanas é 20,6%.
Quase a metade das pessoas que não têm acesso à rede (41,6%) diz que o motivo para não acessar é não saber usar. Uma a cada três (34,6%) diz não ter interesse. Para 11,8% delas, o serviço de acesso à internet é caro e para 5,7%, o equipamento necessário para acessar a internet, como celular, laptop e tablet, é caro.
Michelle Obama
Ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama iniciou uma série para ajudar as pessoas a enfrentar o confinamento. A cada segunda-feira ela lerá, em transmissões ao vivo pela internet, alguns de seus livros infantis favoritos. O primeiro programa foi dedicado a “O Grúfalo”, que conta a história de um camundongo que usa seu senso de humor e imaginação para superar os demais animais da floresta em esperteza.
Em “Mondays with Michelle Obama”, que terá quatro edições, ela lerá ainda “There’s a Dragon in Your Book” (Tem um Dragão no Seu Livro), “Miss Maple’s Seeds” (As Sementes da Senhorita Maple) – ambos sem edição no Brasil –, além de “Uma Lagarta Muito Comilona”.
As lives são feitas em parceria com a emissora PBS Kids e os selos infantis das editoras Penguin e Random House. As leituras serão transmitidas ao vivo pela página da PBS Kids no Facebook e pelo canal da PBS no YouTube, além da página da Penguin Random House no Facebook, às segundas, às 13h (horário de Brasília).
Surfista brasileiro vai rifar prancha
O surfista brasileiro, Lucas Silveira, ofereceu uma de suas pranchas para uma campanha, que tem o objetivo de levantar recursos para famílias atingidas pela pandemia. A prancha doada está sendo rifada pela internet, e há a expectativa de que sejam angariados R$ 6 mil com a campanha.
O surfista carioca, que conquistou o Título Mundial Júnior em 2016, afirmou que passa este período de quarentena em Florianópolis, onde vive atualmente.
4 anos de Sollares
A Sollares completa 4 anos hoje, dia 30 de abril, e vai comemorar através de uma live, às 20h, que será transmitida pelo YouTube (Sollares TV), Facebook e Instagram, simultaneamente. A festa, que celebraria mais um ano de sucesso em Salvador na mesma data, agora poderá ser acompanhada de casa pelo público de todo o País e contará com line up especial. Estão confirmados os DJs Groove Delight, JØRD, Barja, Nicolau Marinho, Karielle, Meca, Bruno Furlan, Danger, Frontline e os duos Breaking Beattz e Attractive Noise. A live é um oferecimento da Petra com apoio da Absolut e Beefeater.